CORONAVÍRUS

No Maranhão

1084
1529
96
2
EXPOSIÇÃO

São Luís recebe a 13ª Semana Nacional de Museus sobre sociedade sustentável

Até o dia 24 de maio todo o Brasil estará discutindo a sustentabilidade. Esse assunto, um grandes desafios da vida contemporânea, é foco da 13ª Semana Nacional de Museus que tem como tema Museus para uma sociedade sustentável. Em São Luís a abertura foi ontem, 18, dia em que se comemora o Dia Internacional dos […]

Até o dia 24 de maio todo o Brasil estará discutindo a sustentabilidade. Esse assunto, um grandes desafios da vida contemporânea, é foco da 13ª Semana Nacional de Museus que tem como tema Museus para uma sociedade sustentável. Em São Luís a abertura foi ontem, 18, dia em que se comemora o Dia Internacional dos Museus. Segundo o ICOM (Conselho Internacional de Museus) esta edição da Semana aponta para o importante papel dos museus no processo de fomento à sustentabilidade: seja por meio de suas boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária.
Nos museus, a sustentabilidade oportuniza repensar práticas, rever ações, debater, questionar, mobilizar e, sobretudo, aperfeiçoar a participação social para a construção de um mundo que reverbere essas ações. A 13ª edição da Semana Nacional de Museus, ao trazer essa causa para discussão, vem fomentar em toda a sociedade uma maior conscientização da ação do homem sobre nosso planeta e reforçar a necessidade urgente de alinhar nosso modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação.
Serão desenvolvidas 4.570 atividades preparadas por 1.378 museus de todo o Brasil para a Semana de Museus. Exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, seminários, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são exemplos de atividades promovidas durante a ação, que tem como objetivo sensibilizar os museus sobre seu papel no desenvolvimento da sociedade.
No Maranhão as atividades serão realizadas nos município de Caxias, Cantanhede, Alcântara, Santa Rita, Icatu, São Bento, Chapadinha, além de São Luís em várias localidades das zonas rural e urbana.
Na capital, por exemplo, o visitante pode apreciar uma exposição de produtos feitos a partir do total aproveitamento dos resíduos proveniente da extração de fibra da palmeira de buriti, no Museu Casa de Nhozinho (Rua Portugal), que fica até o dia 24 das 9h às 18h.
Há também exposição no Museu da Igreja do Carmo (Praça João Lisboa), Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol), Museu de Arte e História da Maçonaria (São Francisco). Museu de Artes Visuais, Sitio Pyranhegas (Parque Pindorama), Memorial Cristo Rei (Praça Gonçalves Dias). Museu Casa da FÉsta (Rua do Giz), Memorial Sebrae (Av. Carlos Cunha), entre outros espaços.
Semana de Museus
O Brasil é considerado um dos países que mais celebram o Dia Internacional de Museus. Durante a última edição da Semana de Museus, em 2014, 1.337 instituições realizaram mais de quatro mil atividades inspiradas no tema “Museus: coleções criam conexões”. Pesquisa realizada pelo Ibram revelou que a visitação nos museus envolvidos na ação mais do que duplicou, alcançando 103% de aumento no período.
Programação Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol)
19 a 22, das 9h às 17h
Galeria Floriano Teixeira – MHAM
Exposição – Arte e Morte: Olhares Possíveis. Expositora: Profa. Dra. Viviane Rocha.
Exposição – A Última Arte: fotografias. Expositor: Prof. Ms. José Marcelo do Espirito Santo
Exposição – Ex-vivos: fotografias. Expositora: Wilka Sales
SERVIÇO
O quê? Semana Nacional dos Museus
Quando? Até o dia 24
Onde? São Luís, Caxias, Cantanhede, Alcântara, Santa Rita, Icatu, São Bento, Chapadinha
Quanto? Aberto ao público
VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias