CORONAVÍRUS

No Maranhão

1040
1652
133
2
INTEGRAÇÃO CULTURAL

Mostra de cinema europeu reúne filmes sobre a diferença entre povos

Programação de 18 títulos faz parte da 11ª Semana da Europa

eUROPA fILMES
No conjunto de temas do pacote de 18 filmes reservados à programação de cinema da 11ª Semana da Europa — a partir desta terça-feira (12/5), no Cine Brasília —, prevalece um espírito de integração entre povos e fusões de cultura. O melhor dessa ponte também se reflete nas condições da mostra, sempre prestigiada e gratuita. Na mostra, filmes com temas universais, mesmo enfocando disputas, como é o caso do futebol, pano de fundo para as tramas do italiano O sol dentro (na abertura do festival, às 19h de hoje) e de Diamantes negros, do colombiano Miguel Alcantud.
Este último trata de dois africanos com talentos de boleiros descobertos no Mali e que passam por desilusões, com as negociatas dos bastidores de campeonatos, em jornadas pela Espanha, por Portugal e pela África. Já O sol dentro, de Paolo Bianchini, mostra — com dose de compadecimento — trânsitos opostos para crianças que pretendem se afirmar em campo profissional, uns investindo no dito Primeiro Mundo e outros se aproximando das condições na África.
Centrada no tópico desenvolvimento e cidadania, a mostra de fitas europeias revela filmes inéditos, como o recente documentário de Nicolas Philibert, A estação de rádio, detido numa verdadeira entidade francesa, a Rádio France. Foram seis meses de imersão, para a cata de situações inusitadas ou cotidianas dos profissionais do setor radiofônico.
O segmento documental é reforçado com o irlandês His & hers, vencedor de prêmio de direção de fotografia, no Festival de Sundance. O tema parte de um ditado popular local que especula em torno do mais duradouro amor masculino, o materno, em painel que abrange namoricos até de homens casados. Em cena, 70 mulheres, cronologicamente, falam sobre pais, namorados e maridos.
VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias