UTI

Mestre Apolônio está internado em estado grave

Mestre Apolônio, de 96 anos, segue internado na UTI do Socorrão II

Mestre Apolonio

É grave o estado de saúde do mestre Apolônio Melônio. Ele deu entrada na última terça-feira, 19, no Hospital Socorrão II. Ontem foi removido para UTI, enquanto aguarda transferência para o Hospital Carlos Macieira. Mestre Apolônio tem 96 anos e segundo informações da esposa dele, Nadir Cruz, ele chegou ao hospital apresentando infecção urinaria e insuficiência respiratória grave, mas de acordo com ela a infecção estava se alastrando para o pulmão.

No dia 31 de março Mestre Apolônio levou uma queda e fraturou o fêmur direito. No dia 2 de abril ele fez uma cirurgia e vinha se recuperando, mas uma infecção o levou ao hospital mais uma vez.
Mesmo se recuperando, com a saúde fragilizada e a idade avançada, Mestre Apolônio nunca se deixou abater. Segundo Nadir, contrariando todas as regras, a força e coragem desse velho guerreiro os incentiva a permanecer na luta diária para que mais esse desafio seja vencido.
No Sábado de Aleluia, data que marcou o primeiro ensaio do Boi da Floresta nesta temporada de 2015, o Mestre não esqueceu do compromisso com São João e pediu permissão pela sua ausência.
Seu Apolônio é um dos mais antigos cantadores de bumba meu boi do Maranhão E começou no Boi da Floresta, sotaque de baixada, em 1926. São quase 90 anos de cantoria e amor ao bumba-meu-boi. Nascido a 23 de julho de 1918 no município de São João Batista, foi lá que ele começou a dar os primeiros passos naquilo que tomaria a sua dedicação total.
Criou o grupo do Bumba Boi Turma de São João Batista, junto com o seu irmão Antonio, no bairro da Floresta (Liberdade). Na década de 1980 criou o Tambor de Crioula. Ambos os grupos sob o olhar atento de Mestre Apolônio e presidido por Nadir, já se apresentaram no Brasil e no exterior.
A Sociedade . Junina Turma de São João Batista é um grupo reconhecido nacional e internacionalmente pela sua postura de Conservador das Tradições Culturais e desenvolve um trabalho importante na Liberdade de formação com crianças e adolescentes, desenvolvendo atividades de bordado, confecção de careta de cazumbá, chapéus e instrumentos de percussão.
Atualmente a sede desenvolve os trabalhos com o Ponto de Cultura (capacita jovens e adolescentes por meio de oficinas trimestrais de dança, percussão, inclusão digital, bordado com canutilhos e produção de indumentárias em geral); Pontinho de cultura (proporciona o aumento do conhecimento de crianças com faixa etária de 5 a 10 anos. Trabalhando a cultura popular de forma lúdica. pontinho de cultura); Ponto de memória(reconhecimento do IBRAM das atividades de preservação da memória e acervo do Museu Comunitário do Bumba Meu Boi da Floresta de Mestre Apolônio) e Floresta Criativa (capacita jovens e adolescentes por meio de oficinas trimestrais de dança, percussão, confecção de careta de cazumba e bordado com canutilhos).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias