TRILHA SONORA

Mano Borges emplaca música na novela ‘I Love Paraisópolis’

A música Você é Tudo, de Mano Borges, é interpretada pelo grupo baiano Jammil e Uma Noites em novela global das sete

Mano

A música foi composta em 1999 e integrou o disco Passagem Franca pra Caro Custou (2002) produzido por Marco Mazzola. Naquele mesmo ano a música ganhou o Prêmio Universidade de Melhor Música. Em 2012 a banda baiana Jammil e Uma Noites pediu autorização para gravar e agora, 16 anos desde a gravação original, ela faz parte da trilha sonora da novela global I Love Paraisópolis, das 19h. Você é Tudo, composição de Mano Borges, está na voz de Levi Lima, vocalista da banda Jammil, e o artista está muito empolgado com as possibilidades que uma música em uma novela global podem trazer para a carreira dele. Mano se junta a outros artistas maranhenses que tiveram músicas suas em trilhas de novelas, como Zeca Baleiro, Alcione, Flávia Bittencourt, Antônio Vieira, Nonato Buzar, por exemplo. Alcione inclusive, está na trilha da novela também com a música A Loba.

“Eu acredito que abre portas para que outros intérpretes se interessem em conhecer mais do meu trabalho. Abre uma expectativa não só para mim, mas para a produção maranhense.Muitos artistas gostariam de ter uma música na novela, porque isso tem a importância de levar a música para muita gente, abre caminhos, chama a atenção para a música do Maranhão, gera notícia. É algo muito positivo que faz com que outras pessoas tenham curiosidade sobre a produção maranhense”, acredita Mano.

Em 2012 Jammil estava em Minas Gerais quando entrou em contato com Mano Borges para pedir autorização para gravar a música. Desde então, a música faz parte do repertório da banda e ganhou videoclipe que tem mais de 700 mil visualizações no canal You Tube. A banda já emplacou outras músicas em novelas globais e comemora mais esse feito. “Estamos todos muito felizes com a canção Você é Tudo na trilha da novela. Obrigado a todos que torcem e apoiam nossa jornada! A faixa também estará no #DVDJAMMILDETODASASPRAIAS em uma versão especial!”, celebrou Levi na página oficial da banda.

Mano Borges gostou do resultado e do arranjo feito para a música que continuou na levada pop. “Eu acho que eles conseguiram permanecer com a versão original, dando a interpretação deles, a cara deles, mas mantendo a originalidade da canção. Agora é só esperar ela começar a tocar. Ainda não sei para qual personagem ela estará direcionada, mas é algo que todo artista almeja: fazer parte da trilha sonora de uma novela. A produção nacional é muito grande, então quando se consegue entrar nesse meio é como um prêmio”, frisa Mano Borges.

Logo que soube da notícia Mano fez questão de compartilhar nas redes sociais e se surpreendeu com a repercussão que a postagem fez entre amigos e pessoas que ele nem conhecia. “Eu quis dividir essa alegria com todas as pessoas que sempre gostaram e prestigiaram meu trabalho. Foi muito comemorado nas redes sociais. As pessoas torcem para que você apareça a nível nacional. Elas se sentem representadas também, pelo que pude perceber. Foi uma surpresa ver a manifestação positiva de tanta gente, de se ver representado no outro, de ver a sua cultura sendo divulgada. Não é uma coisa pessoal, não é uma vaidade minha”, afirma.

Amor sem prisão

A letra da música não foi dirigida para alguém em especial. Mas inspirada nas relações sociais, amorosas, familiares. Você é Tudo, segundo Mano, fala de amor sem prisão. Um tema que pode caber bem em vários tipos desse sentimento, seja entre casais, ou entre amigos.

“É um tema universal, e que bom que chegou aos ouvidos de quem teve essa sensibilidade de que a música serve para personagem tal. Tudo isso aconteceu de forma muito natural. Não escrevi pensando que ela entrasse em uma novela e isso traz uma alegria maior ainda. Foi mérito da própria canção que traduz de modo geral essas relações do cotidiano. Ela é um pouco reflexo das pessoas e de como elas se identificam com a carga da música, de como elas gostariam de dizer para alguém o quanto esse alguém é espetacular, sem aprisionar”, explica.

Sucesso

Jammil e Uma Noites já emplacou sucessos em outras tramas globais, como Alto Astral, Salve Jorge e Fina Estampa. A música é uma das faixas do novo DVD do grupo, Jammil de Todas as Praias, que chega em julho às lojas e foi gravado em Maceió (AL) e Salvador (BA).

Além da gravação com Jammil, o que Mano Borges ainda não sabia e que a reportagem de O Imparcial revelou para ele, é que Você é Tudo também foi gravada em CD e DVD lançado recentemente, pelo artista goiano Gilberto Correia, no trabalho Do Amor e Da Liberdade (2015). “É verdade?”, indagou ele. “Acontece. As pessoas gravam sem autorização”, avalia Mano.

O artista já teve as músicas Lua Diamantes gravada por Lecy Brandão, e Essa Dona, por Rita Benneditto.

Repertório eclético

A trilha sonora de I Love Paraisópolis é formada por um CD Internacional e um álbum nacional com músicas dos gêneros sertanejo, funk, pop e eletrônica. Com sucessos internacionais, o repertório também não deixa de fora os hits nacionais do momento de Ludmilla, Projota, Pablo e Seu Jorge e novos nomes da música. “A gente está lançando gente muito nova. Isso é o mais importante. A nossa abertura é de um rapaz de Paraisópolis (Victor Kreutz) que compôs a história e a gente está fazendo com uma banda também de Paraisópolis. Então é uma trilha muito específica e original. A maior parte das músicas vai bombar a partir de Paraisópolis. Estou muito feliz”, conta o diretor geral e de núcleo, Wolf Maya, na página oficial da novela.

Músicas Nacionais da Novela

Dom M – Aqueles Olhos

Pretinho da Serrinha – Bom Vivant Maneiro

Tiê – A Noite

Sandy – Ciranda da Bailarina

Marcelo D2 & Projota – Elas Gostam assim

Jamz – Eu Quero, Eu Gosto

Ana Carolina – Coisas

Pablo – Homem Não Chora

Banda Uó Ft. Mr. Catra – Catraca

Dienis – O Ar Que Eu Respiro Part. Negra Li

Ludmilla – Te Ensinei Certin

Tchê Garotos – Ninguém Segura Essa Mulher

Pollo – Solta na Noite Part. Sorriso Maroto

Victor Kreutz – A Cor do Brasil (Tema de Abertura)

Henrique e Juliano – Não Tô Valendo Nada

Luan Santana – Escreve aí

Tânia Mara Part. de Brian Mcknight – Seria Tão Fácil

Rubens Daniel – Jogo Alto

Jammil – Você é Tudo

Seu Jorge – Mina Feia

MC Leozinho – Patricinha da Favela

Alcione – A Loba

Mosquito – Não Enche

 

Você é Tudo

De: Mano Borges

Você é tudo e muito mais.

Tudo e muito mais.

O que sou capaz é muito pouco eu sei.

Você faz tudo muito bem,

Não se compara a ninguém.

Então faça de mim

O seu bem-me-quer.

Faça de nós tudo o que quiser.

Você faz tudo muito bem,

Não se compara a ninguém.

Porque anos atrás

Você tocou meu coração

E me amou, mas aprendi;

Tudo na vida

Tem o seu princípio e fim.

E se ainda assim

Você quiser, eu vou estar onde estiver.

A felicidade é uma janela aberta

A espera de alguém

Que esteja a fim.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias