TRIBUTO

Grupo Quinteto Violado canta o melhor de Dominguinhos em São Luís

Quinteto Violado estará percorrendo onze capitais durante a turnê, entre elas a capital maranhense

Quinteto Violado

Os grandes sucessos do saudoso Dominguinhos estão sendo cantados nas vozes marcantes do grupo pernambucano Quinteto Violado. A banda está viajando pelo Brasil em turnê homenageando o Mestre. Por aqui, em terras maranhenses, o espetáculo Quinteto Violado canta Dominguinhos será Hoje, às 21h, no Teatro Arthur Azevedo, com a participação do também pernambucano Cezzinha, sanfoneiro e herdeiro musical de Dominguinhos. O show faz parte das comemorações dos 25 anos de carreira de Guilherme Frota no mercado da produção cultural nacional. A Guilherme Frota Produções trará ainda para São Luís, como parte dessa celebração, dois grandes shows.

“Serão três grandes shows todos no teatro Arthur Azevedo. O primeiro do Quinteto Violado. O segundo, nos dia 29 e 30 de maio, será da nossa ‘Rita Ribeiro’, que agora assina ‘Rita Benneditto’, numa super produção, também comemorando os seus 25 anos de carreira e lançando o mais recente trabalho Encanto. O terceiro será nos dias 10 e 11 de julho e é com Anna Torres, que, coincidentemente, também está comemorando 25 anos de carreira, lançando Terra, sua mais recente produção”, acrescenta Guilherme Frota.
Nessa turnê o Quinteto Violado estará percorrendo onze capitais. Dudu Alves, Marcelo Melo, Roberto Medeiros, Ciano Alves e Sandro Lins caem na estrada mostrando a história de Dominguinhos e a versatilidade musical do grupo que também assina a direção musical.
Da trajetória do Mestre será executada a obra de mais de 50 anos de carreira. O espetáculo será dividido em três fases e terá um projeto cênico retratando vários momentos do artista. No repertório grandes sucessos como Forró de Dominguinhos e Sete Meninas, compostas ao lado de Toinho Alves, Abri a Porta, Tenho Sede, Só Quero um Xodó, entre outros. O projeto faz parte da série Quinteto Violado canta…., onde outros nomes como Geraldo Vandré, Jackson do Pandeiro, Adoniran Barbosa e Zé Marcolino, foram registrados pelo grupo. Nos shows o publico terá a oportunidade de levar CDs e DVDs do grupo autografados.
O caminho do Quinteto Violado e o de Dominguinhos está cruzado desde o início. O grupo aprendeu com ele e logo fez um arranjo instrumental para o forró que denominaram Forró de Dominguinhos. Em 1974, o Quinteto Violado montou o espetáculo A Feira, que trazia no elenco uma ainda desconhecida atriz/cantora de nome Elba Ramalho, trazida de Campina Grande. Após a estreia no Rio de Janeiro, o espetáculo assumiu uma versão itinerante para viajar o Brasil, que teve como convidado o sanfoneiro Dominguinhos. Daí teve seguimento a relação de cumplicidade artística e de afinidade musical.
Mais de quatro décadas de sucesso
O Quinteto Violado recebeu em 2014 o Prêmio da Música Brasileira, como Melhor Grupo Regional do Brasil pela quarta vez, e a indicação ao Grammy Latino 2014, além de receber a “Ordem do Mérito Cultural” do Ministério da Cultura pela importante contribuição à música do Brasil. O grupo surgiu em Pernambuco em 1971. Desde a estreia, traçava um novo caminho para MPB com um estilo próprio do ritmo do nordeste, onde se utiliza da influência da música do mundo sem perder a essência nordestina.
Já são mais de 40 anos de trabalho, que intercalam pesquisas, espetáculos, discos, festivais e excursões internacionais e nacionais. A saga do Quinteto Violado percorrendo o Brasil é inspirada numa filosofia mambembe, desde o sul, com toda a sua influência nativista, até a Amazônia, onde ritmos e sons da natureza falam mais alto. Sua obra hoje está registrada em livro, DVDs e mais de 49 discos lançados no Brasil e no exterior.
Cezzinha Sanfoneiro
Cézar Thomaz ou Cezzinha, é autodidata e começou a carreira aos 13 anos por incentivo do pai. Os primeiros passos no caminho da profissionalização musical aconteceram ainda na adolescência, na Orquestra Sanfônica. Uma vez na Orquestra, Cezzinha fez diversas apresentações, a convite de Terezinha do Acordeon, por todo o estado de Pernambuco, sempre chamando atenção das pessoas por ter pouca idade, e detentor de um talento musical nato. Rapidamente, Cezzinha tornou-se um grande instrumentista, e suas habilidades surpreenderam grandes nomes do cenário musical brasileiro. O músico Dominguinhos, foi o primeiro a reconhecer sua desenvoltura e passou então, não só à convidá-lo para participar de seus shows, como também à indicá-lo para acompanhar vários artistas.
Quinteto Violado
Marcelo Melo – Violões, viola e voz
Roberto Medeiros – Bateria, percussão e voz
Dudu Alves – Teclados e voz
Ciano Alves – Flautas e violão
Sandro Lins – Baixo
Convidados Especiais
Cezzinha – Sanfona e voz
Raminho – Percussão
SERVIÇO
O quê? Quinteto Violado canta Dominguinhos
Quando? Hoje (21), às 21h
Onde? Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro)
Quanto? Preço único R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Venda antecipada na Bilheteria do Teatro
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias