Mantendo a perspectiva extensionista de ampliar a formação e aperfeiçoamento na área de audiovisual, este ano, o Festival Guarnicê de Cinema traz ações formativas que vão acontecer a coordenação do evento disponibiliza 05 oficinas, num total de 100 horas de aprendizado, trocas e aperfeiçoamento voltados para o audiovisual nas seguintes áreas: Direção de fotografia para cinema, Teorias da montagem cinematográfica, história do cinema, roteiro para web série, e especialização em filmes de baixo orçamento.
As inscrições estão abertas pelo site
www.cultura.ufma.br/38guarnice/index.php/oficinas/ irão até a próxima terça (02) e as oficinas serão realizadas entre os dias 08 e 12 de junho.. Se você ficou interessado em saber mais sobre cada uma das áreas a organização do projeto já disponibilizou resumos sobre cada uma delas. Confira abaixo:
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA PARA CINEMA
A importância da direção de fotografia em um filme. O papel do diretor de fotografia. A luz como elemento estrutural e dramático. Esquemas de iluminação. Equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria. Princípios da cinematografia: câmeras, luz, exposição. Filtros e gelatinas. Bitolas e formatos de captação de imagem. O negativo. Exercícios práticos.
TEORIAS DA MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA
Proporcionar ao aluno uma ampla visão sobre a montagem cinematográfica. Conceitos e principais teóricos da montagem. Montagem paralela, montagem alternada, videoclipe. Ritmo e narrativa através da montagem. Princípios estilísticos e narrativos da montagem. A montagem pós-anos 1960: fragmentação e aceleração do tempo. A prática da montagem: montagem do filme e do videoclipe. A montagem para diferentes mídias audiovisuais. Montagem para documentário. Montagem para filme de ficção.
O GÊNERO DO FILME: UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DO CINEMA
Ementa: A intenção do curso é explorar os principais gêneros e subgêneros do Cinema (dentre os principais: Drama, Comédia, Ação/Aventura, Ficção Científica/Fantasia, Suspense/Terror) com uma abordagem em conexão com as diversas escolas da História do Cinema, sempre utilizando trechos de filmes e imagens para ilustrar a discussão. Ao entender, por exemplo, como os gêneros passam por ciclos que se ressignificam ao longo das décadas, sempre aguçando a curiosidade do aluno, o curso intenciona criar expectadores mais exigentes tornando a experiência de ver um filme algo ainda mais rico e instigante.
Objetivos: Apresentar os elementos que caracterizam os gêneros do Cinema; Compreender a evolução de suas abordagens ao longo da história do Cinema; Entender os ciclos sofridos pelos gêneros, seu engessamento e ressignificação.
Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas; Leitura e comentário de textos; Exibição de trechos de filmes e discussão dos elementos abordados
WEBSÉRIES: DO ROTEIRO À PRÁTICA.
Ementa: A oficina trabalhará a criação de roteiro para webséries, abordando os diferentes formatos e estruturas narrativas e de linguagem que podem ser usados nesse gênero audiovisual. A oficina desenvolverá o roteiro e as principais etapas para a produção de um episódio piloto para websérie com a ideia original ao argumento, sinopse final e construção dos episódios. Esta oficina é a primeira atividade da 38ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que se desdobrará ao longo do ano.
COMO FAZER UM FILME DE BAIXO ORÇAMENTO
Ementa: Atraves da experiência prática de realização, o cineasta Cavi Borges vai mostrar novas formas de pensar a produção atraves de redes colaborativas e de maneiras criativas.
1- Fazendo cinema sem depender de patrocínios ou dinheiro público
2- Repensando o roteiro através do baixo orçamento
3- Redes de parcerias para produzir, distribuir e exibir seu filme
4- Pensando criativamente para resolver suas dificuldades de produção
5- Distribuição alternativa.