LITERATURA

Programação do Sesc Leitura Literária incentiva a troca de obras

O projeto Troque Ideias, Troque Livros, promovido pelo Sesc-MA, favorece a ampliação do universo de leitura

A troca de livros é uma das formas mais antigas e mais bacanas de incentivo à leitura. Dar oportunidade a outra pessoa de conhecer uma história que você já leu, e ao mesmo tempo ampliar os horizontes com uma leitura nova, sem precisar gastar mais por isso e ainda de quebra, renovar a biblioteca é um dos benefícios desse tipo de escambo. Desde o dia 16 de abril essa atividade está acontecendo por meio do projeto Troque Ideias, Troque Livros, promovido pelo Sesc-MA. Quem estiver a fim de participar dessa troca de conhecimento tem até amanhã (29) para fazê-lo, na Biblioteca do Sesc: Rosa Castro Infantil (Praça Deodoro).
 
Para a professora Renata Azevedo estimular desde cedo essa troca entre as crianças, além de por em pratica gestos como a partilha, favorece a busca pelo conhecimento. “Então ao invés de deixar aqueles livros pegando poeira, ou mesmo estragando na estante, que tal deixar que outra pessoa leia? Isso também estimula o desapego de coisas materiais”, avalia.
Para quem anseia por novas histórias o projeto é um prato cheio. De conhecimento, diga-se de passagem. Até agora cerca de 90 livros já foram entregues na unidade do Sesc-MA. A coordenação pretende ampliar esse número e ultrapassar a quantia do ano passado quando 150 livros foram trocados. Para trocar basta se dirigir ao Sesc. O livro precisa estar em bom estado de conservação. Cada pessoa poderá doar quantos volumes quiser e receberá em troca um vale para cada exemplar entregue.
“É importante que o livro não esteja danificado. A pessoa pode levar quantos livros quiser e em troca terá a mesma quantidade”, informa a assessora da instituição Lideney Ribeiro. A troca dos livros vai acontecer no próximo dia 30 (quinta-feira) das 11 às 17h, na própria biblioteca. Para isso a pessoa só precisa levar a ficha referente ao livro que entregou e receber outro em troca.
O objetivo da atividade é incentivar a leitura e ampliar os horizontes culturais dos usuários da Biblioteca Rosa Castro. Por meio do troca-troca, comerciários, dependentes e a comunidade geral poderão adquirir um exemplar ainda não lido do autor preferido ou explorar novas fronteiras literárias.
A instituição ressalta que os livros a serem trocados não podem ter sido doados pelo governo; não podem ser livros do professor e não devem estar incompletos, rasuras, manchas etc. Todos os livros trazidos ao Sesc para serem trocados serão antes analisados pela equipe da biblioteca para saber se estão em boas condições de troca. Mais informações no (98) 3216-3831.
Projeto bem-sucedido
O Troque Ideias, Troque Livros acontece pela segundo ano consecutivo na unidade Sesc-MA. Este ano devido ao sucesso do ano passado e por conta do mês do livro, ele está sendo realizado nesse período. O projeto integra programação do Sesc Leitura Literária que está acontecendo desde o início do mês em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Livro.
 
Essa e várias outras atividades estão sendo realizadas principalmente nas escolas, a exemplo das rodas de leitura onde obras de grandes autores como Monteiro Lobato estão sendo disponibilizadas. “Visitamos as escolas, levamos livros, sempre estimulando a leitura e o conhecimento de autores nacionais”, comenta Lideney Ribeiro.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias