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Estudantes de Imperatriz são premiados na FEBRACE com projeto de inclusão para deficientes visuais

Neste ano, a participação dos estudantes de Imperatriz evidencia o comprometimento de toda uma comunidade escolar em enfrentar desafios e promover a inovação tecnológica no campo da educação inclusiva.

Estudantes de Imperatriz representam o Maranhão na FEBRACE e são premiados com projeto de inclusão para deficientes visuais (Foto: Divulgação)

Estudantes do Centro Educa Mais Nascimento de Moraes, de Imperatriz, representaram com excelência o Maranhão na 23ª edição da FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, realizada na Universidade de São Paulo (USP). A participação dos alunos destacou a capacidade de inovação dos jovens do interior e trouxe para casa um prêmio de reconhecimento por um projeto voltado à inclusão de pessoas com deficiência visual.

O projeto, intitulado “Dispositivo de Assistência para o Reconhecimento de Objetos por Estudantes com Deficiência Visual”, foi desenvolvido com o objetivo de ampliar a autonomia e a acessibilidade dos alunos com baixa visão, melhorando o processo de aprendizagem e promovendo a inclusão no ambiente escolar. Utilizando tecnologia para facilitar a identificação de objetos, a iniciativa contribui para a independência dos estudantes e oferece novas possibilidades de interação com o mundo ao seu redor.

A conquista foi celebrada pela Diretora Regional de Educação da URE de Imperatriz, Professora Suely Leal, que afirmou: “Que maravilha essa missão exitosa de desenvolver o conhecimento e materializá-lo em um produto com a intencionalidade de contribuir com o bem-estar e a saúde das pessoas — em especial do público-alvo da Educação Especial, pessoas com baixa visão! Vamos em frente e divulgar mais e mais. Marquem a nossa Secretária Jandira e o Governo do Maranhão!

A FEBRACE, considerada uma das maiores feiras científicas do país, reúne anualmente estudantes de diversas regiões, proporcionando um espaço de troca de conhecimentos e estímulo à investigação científica. Neste ano, a participação dos estudantes de Imperatriz evidencia o comprometimento de toda uma comunidade escolar em enfrentar desafios e promover a inovação tecnológica no campo da educação inclusiva.

O prêmio recebido pelo projeto é fruto de um esforço coletivo que envolve não apenas os alunos, mas também professores e gestores escolares, consolidando a importância de iniciativas que aproximam a ciência e a tecnologia dos desafios do cotidiano.

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