Estudante maranhense da rede pública conquista primeiro lugar em Medicina na USP
A jovem de apenas 18 anos, aluna do Colégio Militar 2 de Julho, conta que não esperava pelo resultado.
A estudante Ana Theresa Fonseca Carvalhal, de apenas 18 anos de idade, conquistou o 1º lugar na lista de aprovados no vestibular para Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A jovem, aluna do Colégio Militar 2 de Julho desde 2018, carrega em sua trajetória uma história de orgulho e valorização, não somente para a rede de ensino pública do estado, mas também para o Maranhão como um todo.
Considerada a maior universidade da América Latina, a USP é o sonho de milhões de estudantes pelo mundo, que anualmente formam uma extensa lista de alunos empenhados em chegar à conquista de um dos vestibulares mais concorridos do Brasil.
Ana conta que seu último ano no ensino médio foi muito intenso, com uma rotina puxada de estudos. De acordo com ela:
“Foi uma loucura! Era uma rotina muito puxada. Geralmente, eu acordava às 4h da manhã para estudar e ficava até 11h, quando chegava a hora de almoçar e me arrumar para a escola. Após a escola, às 19h, eu ia reforçar meus estudos em um cursinho pré-vestibular, que era noturno. Então, eu passava praticamente o dia todo estudando, durante a semana. E nos finais de semana também. Eu fazia simulados, o que foi muito importante”.
Após a consquista, mesmo diante de todo esforço, a jovem conta que não esperava tal resultado, a estudante conta que:
“Eu fiquei muito surpresa, muito surpresa mesmo e muito feliz. Nunca imaginava! Me inscrevi somente por teste, não pensei nem que seria aprovada, tanto que, quando passei, começaram a me perguntar diversas coisas sobre a USP, mas eu não sabia quase nada, pois nem tinha pesquisado, já que nem pensava que daria certo”.
Em forma de carinho e homenagem, o governador do estado, Carlos Brandão, comunicou em suas redes sociais, o orgulho de ver a estudante carregar a bandeira do estado para lugares tão importantes para a educação mundial, como a USP.