JOVENS E FUTURO

Alunos do IEMA são finalistas em premiação nacional de tecnologia e combustíveis sustentáveis

A ideia de um combustível sustentável a partir do coco surgiu em uma disciplina intitulada “Made in Tutoia”.

Estudantes maranhenses desenvolvem combustível sustentável através do coco. (Foto: Divulgação/IEMA)

Uma equipe de alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidade de Tutóia, está entre as 10 finalistas de todo o Brasil no ‘Solve For Tomorrow’, concurso que premia iniciativas tecnológicas e de produção de combustíveis sustentáveis.

A lista dos selecionados para a final foi divulgada na última segunda-feira (9) e, agora, os projetos seguem para a última etapa, em que serão escolhidos três vencedores.

O grupo é formado pelos alunos Mackson Henrique, Ynara Santos, Rayka Silva, Luan Oliveira e Gustavo Silva, todos do 1º ano do Ensino Médio do IEMA Casemiro de Abreu. Coordenada pelo professor Lute Rafael de Souza e com parceria da professora Ivonete Carvalho de Oliveira, a equipe de estudantes desenvolveu um combustível sólido de alto rendimento produzido a partir de cascas de coco e serragem.

“Ele [o combustível] ajuda na erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade, energia acessível e limpa, além de emprego digno, crescimento industrial e inovação”, elencou Ynara, que acredita que o projeto trará benefícios aos moradores de Tutoia. “Vai ajudar muito o nosso lugar”, compartilhou, empolgada com o resultado.

De acordo com o professor Lute, a ideia surgiu em uma disciplina eletiva chamada ‘Made in Tutoia’ – ‘Feito em Tutoia’, em português. “Essa disciplina abordava os três produtos que são carro-chefe da cidade: o camarão, a mandioca e o coco. (…) Tem ruas inteiras no povoado Arpoador [na região dos pequenos lençóis] que são pavimentadas usando casca de coco que sobra do consumo da água de coco. Daí, surgiu a ideia de dar mais uma utilidade para essa casca, transformando em combustível”, explicou o professor.

O próximo passo é produzir um vídeo breve contando sobre o projeto. O conteúdo das 10 equipes finalistas estará disponível no site da Solve For Tomorrow, onde passará por votação pelo Júri Popular.

O estudante Mackson Henrique conta a sensação de orgulho ao ver que o combustível foi selecionado – e se mostra com grandes expectativas de ser um dos campeões. “Senti que os nossos esforços foram reconhecidos. Estou ansioso, mas muito confiante que ele ficará entre os três melhores do Brasil”, afirmou.

* Com informações da Assessoria

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias