Uema abre inscrições com 30 vagas para mestrado e doutorado acadêmicos
O formulário de inscrição deve ser preenchido exclusivamente pela internet.
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, abriu as inscrições para a seleção em nível de mestrado e doutorado acadêmicos ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço – PPGeo/UEMA.
De acordo com o edital, os interessados em participar da seleção podem se inscrever até o dia 15 de outubro de 2023. Estão sendo ofertadas 30 vagas, sendo 18 para o Mestrado e 12 para o Doutorado. As vagas ofertadas poderão ser preenchidas por candidatos brasileiros e/ou estrangeiros.
Para realizarem a inscrição, os candidatos devem preencher e enviar o formulário de inscrição on-line disponível no endereço eletrônico (acesse clicando aqui), no menu “Processos Seletivos”. Mais informações podem ser obtidas no edital e pelo e-mail: ppgeo.uema@gmail.com.
Para a inscrição no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, é necessário a graduação (para candidatos ao mestrado) e aos portadores do título de mestre (para candidatos ao doutorado) em cursos das áreas Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Agrárias e afins realizada em instituição de ensino superior cujo curso seja reconhecido e/ou validado (em caso de diploma do exterior) pelo Ministério da Educação (MEC).
Sobre as linhas de pesquisa
1) Dinâmica da natureza e conservação:
Aborda os temas específicos sobre os aspectos que compõem a natureza, por meio de estudos em Geomorfologia, Pedologia, Bacias Hidrográficas, Planejamento e Conservação ambiental. Fundamenta-se em teorias gerais da abordagem físicoambiental da natureza, contemplando a análise das paisagens, o mapeamento de fenômenos geográficos, o desenvolvimento de técnicas e métodos específicos da análise ambiental, além de favorecer pesquisa em escala regional e local. Atende às necessidades de fundamentação ao planejamento e gestão dos recursos, sobretudo aqueles causadores de conflitos de uso, como a água por exemplo.
2) Dinâmicas socioterritoriais, modernizações e desigualdades:
Analisa os usos do território no mundo contemporâneo, problematizando os nexos entre os processos de modernização (seletivos e contraditórios), os impulsos globais e a produção de desigualdades sociais e ambientais a partir da problematização da dimensão espacial da vida. Trata-se de um esforço em busca de um novo significado para o termo modernização, que dê conta de enfrentar os problemas sociais, culturais e ambientais, projetando usos menos desiguais do território, comprometidos com os lugares e com os sujeitos que os constituem, por meio de abordagens que abarcam questões com a dinâmica do espaço rural, conflitos socioespaciais, turismo, planejamento urbano e regional.
* Com informações da Ascom
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: