Última semana de inscrições para a Olimpíada Maranhense de Foguetes
As peças são feitas de garrafas-pet, e o lançamento acontece a partir de uma reação química (para o Ensino Médio) ou de pressão (para o Ensino Fundamental).
A Olimpíada Maranhense de Foguetes (OMAFOG) está com as inscrições abertas até o dia 13 de agosto. A competição chega à sua 3ª edição e está marcada para acontecer nos dias 21 e 22 deste mês, na área gramada da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Poderão participar os alunos do Nível 3 (do 6ª ao 9ª ano) e do Ensino Médio, tanto de escolas públicas quanto privadas de todo o estado. As inscrições podem ser feitas neste link.
Na competição, vencem as equipes que conseguirem alcançar as maiores altitudes no lançamento dos foguetes. As peças são feitas de garrafas-pet, e o lançamento acontece a partir de uma reação química (para o Ensino Médio) ou de pressão (para o Ensino Fundamental).
Além dos prêmios, como troféus e medalhas, o evento disponibilizará, ainda, três vagas para acompanhar a Jornada de Foguetes, que acontecerá na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
A olimpíada é promovida pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Para o coordenador da OMAFOG e professor do Instituto, Jorge Irineu, a competição é uma forma de colocar em prática aquilo que os alunos aprendem em sala de aula. “Eles têm que entender diversos conceitos de química, física e matemática para que o foguete tenha uma boa aerodinâmica”, explicou.
Para a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, o evento tem o poder de revelar talentos. “O resultado que os estudantes têm mostrado na área da ciência é mais uma prova do sucesso da nossa instituição, que não teria acontecido sem o grande investimento do Governo do Estado. As portas que se abrem em competições como a OMAFOG podem ser fatores decisivos o futuro dos alunos”, afirmou.
A competição
No dia 21 haverá a competição do Ensino Médio. São 100 vagas disponíveis para equipes, que deverão ser formadas por até 3 alunos e um professor orientador. Já no dia 22 acontecerá a disputa de alunos do Nível 3, com vagas para 50 equipes.
Na competição dos estudantes do Ensino Médio, o combustível do foguete é uma combinação de vinagre com bicarbonato de sódio. Quando os dois ingredientes entram em contato, uma reação química acontece, que faz com que o foguete seja impulsionado. Já na do Ensino Fundamental, a base é de água e se utiliza uma bomba de bicicleta. Desta forma, a garrafa enche e a pressão faz com que ela seja lançada.
3ª OMAFOG
A OMAFOG é realizada anualmente pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). É inspirada nas competições nacionais da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e tem as regras em consonância com as normas da XVII edição da MOBFOG.
* Com informações do Iema
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: