Alunas do IEMA são vice-campeãs do mundial de robótica na Alemanha
A competição segue até a sexta-feira (21), e as equipes devem participar de mais três provas.
A equipe do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi vice-campeã mundial na maior competição de robótica do planeta, a Federation of International Robot Sport Association (FIRA) World Cup 2023, que acontece na cidade de Wolfenbüttel, na Alemanha.
O grupo, formado por alunas, ficou atrás da equipe da China por apenas um ponto durante a prova apelidada de ‘Missão Impossível’.
“Ter essa experiência nos incentiva a ir além e nos esforçar ainda mais”, contou a membro da equipe vice-campeã, Vitória de Carvalho. A estudante do IEMA São Luís diz que o título é ainda mais significativo por ser um grupo feminino. “A equipe que ganhou é formada só por mulheres. Estamos aqui, também, para incentivar as mulheres a entrar nesse ramo e não desistirem nunca de seus sonhos”.
“A prova é muito difícil. Mas, mesmo assim, a equipe das meninas conquistou esse êxito”, celebrou o coordenador de robótica do IEMA, Fábio Aurélio. Os estudantes ainda vão participar de mais três provas na competição: a ‘DRC Explorer’, ‘Cliff Hanger’ e outra do ‘Missão Impossível’.
FIRA World Cup 2023
O FIRA World Cup 2023 iniciou na segunda-feira (17) e segue até a sexta (21). Do grupo de alunos do IEMA, três são da unidade de São Luís, dois de Bacabal e um de São José de Ribamar – três mulheres e três homens.
Os jovens foram selecionados na etapa final da competição nacional, que ocorreu em novembro do ano passado em São Luís e em Guarulhos, São Paulo. Das 105 equipes de todo o país inscritas na competição, apenas 24 grupos em cada uma das duas cidades foram selecionados para participar do mundial.
* Com informações do Governo do Maranhão
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: