qualificação

Seduc abre mais de 9 mil vagas para cursos profissionalizantes presenciais e EAD no Maranhão

Também foram abertas 763 vagas para Articulador Pedagógico nos municípios maranhenses.

Cursos serão ofertados nas unidades do IEMA e através de plataforma online. (Foto: Júnior Foicinha)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou três editais com oferta de Cursos Profissionalizantes para qualificação profissional de adolescentes, jovens e adultos no Maranhão. São 2.560 vagas presenciais para o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), além de 6.600 vagas para cursos EAD do Maranhão Profissionalizado.

Ainda estão sendo disponibilizadas 763 vagas para Articuladores Pedagógicos Municipais, para atuarem nos municípios maranhenses que aderirem ao Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem.

Cursos presenciais IEMA Vocacional

As inscrições nos cursos do IEMA Vocacional serão realizadas gratuitamente e de forma presencial nos locais identificados no Edital, a partir desta terça-feira (23), das 8 às 12h e das 14 às 18h, seguindo até sexta-feira (26).

Mais informações serão dadas aos interessados nas vagas nas unidades do IEMA, durante o preenchimento da Ficha de Inscrição.

A confirmação da matrícula acontece também de forma presencial, nos dias 30 e 31 de maio de 2023. Serão ofertadas 2.560 vagas presenciais, distribuídas em 61 turmas.

Cursos Plataforma Maranhão Profissionalizado

Para as vagas nos cursos do Maranhão Profissionalizado, as inscrições ocorrem de forma online, das 14h do dia 30 de maio até as 23h, do dia 4 de junho, no site da plataforma (link abaixo).

 A divulgação do resultado das inscrições acontece no dia 7 de junho, às 14h, no site da Seduc. Na modalidade EAD estão sendo disponibilizadas 6.600 vagas.

Articuladores Pedagógicos Municipais

A Seduc também realizou Chamada Pública para composição de banca de Articulador Pedagógico Municipal (APM), do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, que atuarão com a função de Coordenador, Formador da Alfabetização e Formador da Educação Infantil.

Estão sendo ofertadas 763 vagas, para atuarem nos municípios maranhenses, que aderirem ao Pacto. As inscrições são de exclusiva competência dos Gestores Municipais, e devem ser feitas por meio do site http://sistemas.educacao.ma.gov.br/seletivodocente, a partir desta quarta-feira (24) até o dia 2 de junho.

Mais informações podem ser consultadas nos Editais disponíveis no site da secretaria de educação (links abaixo).

PRONATEC

Já as vagas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), serão destinadas às pessoas que cumprem pena privativa de liberdade no Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão, serão ofertadas 600 vagas, com foco no desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda.

A ação foi efetivada por meio da parceria estabelecida entre a Seduc, Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e o Ministério da Educação (MEC), visando criar oportunidades de profissionalização, em diversos Eixos Tecnológicos.

Entre os cursos ofertados, estão Pintor de Obras Imobiliárias, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Horticultor Orgânico, Barbeiro, Pedreiro de Alvenaria, Montador e Reparador de Computadores, e muito mais.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias