resolução de conflito

Encontro de gestores põe em pauta o debate de ações para Educação 2023

O encontro acontece no Espaço Residencial, na Avenida Mário Andreazza, em São Luís, até esta quarta-feira (7).

O evento segue até às 18h, com diversas atividades, como mesa de diálogos e painéis, versando sobre o fortalecimento da Regime de colaboração e as Políticas de Educação Integral nos municípios. (Foto: Divulgação)

Prefeitos e secretários municipais de Educação discutiram, nessa terça-feira (6), o planejamento da educação para 2023, com abordagem sobre financiamentos, ampliação, aprendizagem e gestão compartilhada.

O evento promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão (UNDIME-MA), com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), acontece no Espaço Residencial, na Avenida Mário Andreazza, em São Luís, até esta quarta-feira (7).

Representando o governador do Estado Carlos Brandão, a secretária de Educação, Leuzinete Pereira da Silva, destacou a importância da participação do governo, para discutir com secretários e prefeitos o planejamento de diversas ações da educação, que nortearão o ano letivo de 2023.

“É muito importante a participação do Governo do Estado no Encontro União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão, com todos os secretários municipais, juntamente com alguns prefeitos, discutindo o planejamento de ações para 2023″, disse a secretária de Educação, Leuzinete Pereira da Silva.

“O Governo Carlos Brandão é municipalista e não poderia deixar de participar desse importante evento, porque educação se faz em conjunto, com articulação e em regime de colaboração entre Estado, União e municípios”, ressaltou.

Durante o encontro, foram debatidos temas como: “A infância como prioridade – Os desafios e alternativas da Educação Infantil, ampliando as ofertas de vagas em creches”, com a participação do representante do Ministério Público, Paulo Avelar.

Foi abordado ainda a execução e prestações de contas dos recursos federais e temas como alimentação escolar, transporte escolar; entre outros assuntos.

“O Encontro da UNDIME é de grande relevância para a educação no nosso estado, porque reúne gestores municipais, para pensar em um planejamento de forma coletiva, colocando os desafios, as dificuldades e pensando nas proposições”, disse a presidente do Conselho Estadual do Maranhão, Soraia Raquel.

“É um momento para se buscar cada vez mais alternativas que garantam realmente educação de qualidade, que é um direito de todos os estudantes e que nós precisamos oferecer”, frisou.

Parcerias

“A parceria do Governo do Estado tem motivado os municípios a fazer educação. O governador Carlos Brandão e a secretária Leuzinete têm ajudado muito, por meio do regime de colaboração”, disse o presidente da UNDIME-MA, Marcony Pinheiro.

“Esperamos que as esperanças sejam renovadas em 2023 e que as ações tragam êxito para a educação. Estamos plantando as sementes, são novos momentos, novos caminhos, e esperamos que os resultados alcancem o sucesso desejado”, enfatizou.

“É um evento muito importante para a educação do Maranhão, em que o Governo do Estado reconhece o trabalho executado pelos municípios”, disse a secretária de Educação do município de Raposa, Verismar Gomes da Silva.

“Hoje, estamos aqui recebendo o reconhecimento pelo alcance de metas, como busca ativa escolar, bom desempenho no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação], e esse reconhecimento é muito importante, para que os municípios se sintam valorizados e com isso, consigamos de mãos dadas com o Estado, alavancar a educação do Maranhão”, frisou.

A programação desta quarta-feira (7) trará “exposição de ideias criativas e inovadoras”; palestras com Renato Casagrande, do Instituto Casagrande, debatendo sobre “A Essência da Liderança”.

Além destes, Alex Corrêa, especialista em Avaliação Eduacional, discutindo os “Indicadores Educacionais e seus impactos – SAEB/IDEB”; Nazeldo Cruz, articulador Regional do Pacto Pela Aprendizagem, que debaterá sobre “Alfabetização: o primeiro passo para alcançar as Metas Educacionais”.

O evento segue até às 18h, com diversas atividades, como mesa de diálogos e painéis, versando sobre o fortalecimento da Regime de colaboração e as Políticas de Educação Integral nos municípios; Gestão de Felicidade e resolução de conflitos, entre outros temas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias