Mayla Mayza, aluna do IEMA, é finalista de concurso literário promovido pelo TJMA
A premiação ocorreu na quarta-feira (31), durante solenidade realizada na Associação dos Magistrados (AMMA), no Calhau.
Mayla Mayza Louzeiro Costa, 16 anos, aluna do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA/Bacelar Portela), ficou em 3º lugar no II Concurso Literário “Maria Firmina dos Reis”.
O concurso foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMULHER).
A premiação ocorreu na quarta-feira (31), durante solenidade realizada na Associação dos Magistrados (AMMA), no Calhau.
O concurso tem o intuito de sensibilizar a população sobre a temática da violência doméstica e familiar contra as mulheres baseada no gênero.
As produções literárias foram divididas por categoria etária (adultos/adolescentes) e subcategorias de produção literária (crônicas/poemas/contos). Mayla Louzeiro ficou entre os finalistas pela crônica “Agressão contra a Mulher”.
Os textos selecionados constarão em livro eletrônico (ebook) a ser publicado pela CEMULHER/TJMA em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM).
O ebook, que será disponibilizado pelos mais diversos meios digitais, será veiculado com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas e, assim, divulgar a temática.
A estudante do IEMA e finalista ficou feliz com a premiação. “Estava ansiosa com o resultado e fiquei muito emocionada. É minha primeira crônica e estou satisfeita que gostaram”, disse.
Ela sobre uma mulher que cresceu num ambiente machista e patriarcal e, quando entrou na vida adulta, iniciou um relacionamento que acaba lhe causando muitas dores.
“O texto nos leva a uma reflexão sobre a importância de ajudar mulheres vítimas de violência”, explicou Mayla Louzeiro, que contou com a orientação da professora de Língua Portuguesa, Luciana Araújo.