CONTRIBUIÇÃO

Estudante UFMA divulga pesquisa sobre espécies nativas da flora maranhense

Rhuanda Saraiva Barbosa usou as diferentes mídias digitais para dar visibilidade ao estudo.

Na primeira etapa desse estudo foi elaborada uma lista com mais de 700 espécies vegetais que ocorrem nas dunas e restingas do Maranhão. (Foto: Divulgação)

O litoral brasileiro apresenta aproximadamente 8.500 km de extensão e possui uma grande diversidade vegetal, adaptada a sua grande variação fisiográfica, como planícies costeiras, dunas, falésias e trechos rochosos.

Com o intuito de conhecer as plantas nativas que ocorrem no Maranhão, a graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão, Rhuanda Saraiva Barbosa, empenhou-se na realização de levantamento bibliográfico dos estudos botânicos desenvolvidos no litoral maranhense.

A produção do trabalho serviu para compilar informações sobre todas as plantas para divulgar as informações em diferentes mídias digitais, principalmente, no litoral do Estado, que é o segundo maior do Brasil.

Na primeira etapa desse estudo foi elaborada uma lista com mais de 700 espécies vegetais que ocorrem nas dunas e restingas do Maranhão.

Juntamente com essa pesquisa, ela consulta as exsicatas que fazem parte do acervo do Herbário MAR da UFMA para aumentar o esforço amostral de buscas.

A segunda etapa serviu para listar as plantas nativas ou típicas do Maranhão, como exemplo, a Janaúba, cujo nome cientifico é Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel, o Tucumã, que cientificamente recebe o nome de Astrocaryum vulgare Mart.,entre outras.

Diante desses dados, o estudo se propõe a popularizar o conhecimento sobre essas plantas e a biodiversidade do litoral do Maranhão, visto que a flora nativa ainda é pouco conhecida pela população local.

Apesar da quantidade de espécies que já foram registradas e analisadas para esse estudo, nota-se que ainda existem poucas pesquisas quando se compara à extensão do litoral do Maranhão e as informações sobre a diversidade vegetal.

Porém, é importante destacar que algumas áreas possuem difícil acesso, ocasionando assim lacunas de conhecimento em alguns trechos do litoral.

Considerando a costa litorânea do Brasil, o Maranhão é um dos estados que possui diferenças por apresentarem recortes geográficos com a presença de ilhas, penínsulas, baías, além de falésias, praias, manguezais e restingas.

Portanto, diante dessas particularidades, os estudos desenvolvidos no litoral maranhense são necessários não só para conhecer a vegetação, mas também para entender, posteriormente, a relação dessas plantas com as pessoas que moram no entorno.

Conhecer a diversidade vegetal e os benefícios que essas plantas podem trazer se faz necessário para valorizar e proteger as plantas que crescem nas áreas litorâneas.

Destaca-se com isso, a urgência de conservação da flora das áreas de dunas e restingas no Maranhão, pois conhecer a flora é importante para subsidiar projetos direcionados às políticas públicas de conservação das áreas vegetadas.

Além disso, as plantas consideradas nativas contribuem para a manutenção do ecossistema local e ainda promovem a valorização da flora regional.

Porém, é importante destacar que algumas áreas possuem difícil acesso, ocasionando assim lacunas de conhecimento em alguns trechos do litoral. (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias