COMBATE

APAE São Luís faz live com o tema comunicação inclusiva em seu canal no youtube

Quem quiser assistir, basta acessar o canal do YouTube (apaesaoluis) às 11h nessa segunda (01).

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada anualmente de 21 a 28 de agosto. (Foto: Divulgação)

Instituída pela Lei de N. 13.585/2017 a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada anualmente de 21 a 28 de agosto.

O objetivo é dar visibilidade e promover a conscientização da sociedade em geral sobre as necessidades de respeito, inclusão social e políticas públicas específicas para garantir a melhor qualidade de vida dessa população.

A data busca também combater o preconceito e a discriminação sofridos pelas pessoas com deficiência.

Engajada com essa causa, a APAE de São Luís resolveu sair na frente e promover, já nessa segunda-feira (01), a primeira das diversas ações alusivas ao tema desse ano que é “Superar Barreiras para Garantir a Inclusão”.

Portanto, a primeira ação local promovida pela entidade será a live de conscientização “Comunicação Inclusiva para Desconstrução de Barreiras”.

Será apresentada pelo jornalista Gabriel Bartowski e terá como debatedoras a Gestora da APAPE de São Luís Christiane Diniz; Gilcineusa Matos, Analista de Desenvolvimento Humano da instituição e Milena Oliveira, Coord. de Captação de Recursos.

Quem quiser assistir, basta acessar o canal do YouTube (apaesaoluis) às 11h nessa segunda (01). Não precisa inscrição prévia e o tema é de suma importância, além de suscitar interesse geral.

Vale destacar que, muitas vezes o uso de termos errados além de preconceito, gera o chamado capacitismo, situações em que muitas pessoas mesmo sem terem a intenção, acabam por humilhar ou tratar de forma equivocada as pessoas com deficiência(s).

Por capacitismo entende-se como sendo a discriminação e o preconceito social contra pessoas com qualquer tio de deficiência, normalmente gerados pela ideia errada de que essas pessoas são inferiores ou incapazes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias