SONHO E PERSEVERANÇA

Estudante da rede estadual realiza graduação em Artes Digitais nos EUA

Jamylle Gomes, ex-estudante do Colégio Militar 2 de Julho, desistiu da graduação em Design na UFMA para seguir seu sonho.

A jovem deve se mudar para fazer graduação nos Estados Unidos em agosto deste ano. (Foto: Divulgação)

A estudante maranhense Jamylle Gomes Santos Oliveira, de 19 anos, viajará, em agosto deste ano, para os Estados Unidos para estudar, durante quatro anos, Artes Digitais, na Faculdade de Dartmouth. Jamylle é ex-aluna do Colégio Militar 2 de Julho, escola da rede pública estadual localizada no bairro Vila Palmeira, em São Luís,

O programa Education USA procura estudantes brasileiros com destaque no país, projetos de educação e interesse em faculdades dos Estados Unidos. Foram 20 alunos selecionados entre 3.210 canditados de baixa renda com perfil acadêmico excepcional.

Com 960 pontos feitos na redação do ENEM, e aprovada em Design na UFMA, Jamylle abdicou da aprovação no Maranhão para realizar o sonho de estudar nos Estados Unidos.

“Recebi mentoria e pude me inscrever em 10 faculdades, entre elas Dartmouth, mas recebi rejeição em todas. Naquele momento, achei que era o fim de um sonho, porém não desisti e decidi que tentaria uma última vez. Em 2021, finalmente, foi aceita no programa Aplication Tracker Cohort e fui selecionada para Faculdade Dartmouth College”, relatou a estudante.

Jamylle ainda continua exprimindo seu desejo, “quero, um dia, trazer o conhecimento que vou adquirir na faculdade e aplicar na minha comunidade, no Maranhão”. Filha de taxista e de uma dona de casa, a jovem vem colecionando vitórias pessoais a cada dia.

“Na escola, participei do grupo de Teatro 100 Talentos onde juntamos recursos, por meio de nossas peças teatrais, para ajudar nas causas sociais, em São Luís. Nesse momento, descobri um imenso amor pelas artes digitais e de ilustração. Assim, surgiram minhas paixões pela arte e pela educação”, expressou Jamylle.

Ainda na escola, Jamylle foi responsável por vários projetos em prol da comunidade. “Iniciei, em minha escola, um projeto chamado Sobrevivendo à Adolescência. Nesse projeto, os jovens recebiam incentivo a continuarem a perseverar em sua educação através da criação de centros, onde os estudantes podiam se reunir e conversar sobre suas as dificuldades”, ressaltou.

Além disso, a estudante também fundou o “Artistas Criam Artistas” e o “Arte para o Impacto Social”, ainda em fase inicial, usando a internet para ensinar jovens de baixa renda do Brasil sobre arte.

Jamylle também é co-fundadora do Recicriar, projeto voltado para a coleta de lixo em áreas poluídas do nordeste do Brasil, bem como a reciclagem e revenda dos resíduos. Os lucros dessas atividades são direcionados a comunidades carentes.

Em 2019, a estudante maranhense foi uma das 100 selecionadas entre os 7.000 canditados no English Immersion Program, da Organização Education USA e Embaixada dos Estados Unidos. Já no Programa Jovens Embaixadores 2020, Jamylle também foi selecionada para fazer intercâmbio de liderança nos EUA, sua primeira experiência visitando outro país.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias