OPORTUNIDADES

Governo japonês recebe inscrições para pleitear bolsas de estudo em universidades e instituições do país

Inscrições para bolsas de estudo em Pesquisa/Pós-Graduação vão até 31 de maio; para Graduação, Escola Técnica e Curso Profissionalizante até 24 de junho.

Santander Graduação 2023 abre inscrições de bolsas de estudo ao longo de um ano para auxiliar universitários com custos escolares. (Foto: Divulgação)

O Governo do Japão oferece anualmente bolsas de estudo aos estiudantes e pesquisadores do mundo inteiro, inclusive do Brasil.

O Consulado do Japão em Belém está recebendo as inscrições para pleitear as bolsas de estudo na modalidade de Pesquisa/Pós-Graduação até 31 de maio e nas modalidades de Graduação, Escola Técnica e Curso Profissionalizante até 24 de junho do corrente ano. São para os pesquisadores/estudantes dos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, conforme os requisitos básicos a seguir:

Pesquisa/Pós-graduação:
1) brasileiro;
2) idade até 34 anos em 1º de abril de 2023 (nascido após 02/04/1988);
3) ensino superior completo;
4) conhecimento da língua inglesa e/ou japonesa;
5) recomendável ter iniciação científica.

Graduação, Escola Técnica e Curso Profissionalizante:
1) brasileiro;
2) idade até 24 anos em 1º de abril de 2023 (nascidos após 02/abril/1998);
3) ensino superior ou formação específica completa;
4) conhecimento da língua inglesa e/ou japonesa.

A seleção constará de análise de documentos, provas escritas e entrevista em inglês e/ou japonês. Os benefícios da bolsa são: Valor mensal que varia entre R$ 4mil e R$ 5mil, passagens aéreas de ida e volta ao Japão e pagamento das despesas escolares.

Desde a década de 70, cerca de 179 estudantes e pesquisadores dos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá, viajaram ao Japão para estudar/pesquisar e após a conclusão dos referidos cursos retornaram ao Brasil colaborando no desenvolvimento local.

Documentos indispensáveis para inscrição: a) Ficha/formulário de inscrição preenchida corretamente em inglês ou japonês, datilografados com 02 fotos 3,5×4,5 cm dos últimos seis meses; b) Diploma/certificado e histórico escolar com traduções para o inglês ou japonês; c) Carta de recomendação do diretor/orientador com tradução para o inglês ou japonês; d) Projeto de estudo/redação em inglês, entre outros.

Os documentos devem ser enviados via Correios ou entregues em envelope na portaria do prédio do endereço abaixo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias