GAROTAS NA CIÊNCIA

Expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro” chega em São Luís

O evento conta com peça de teatro e oficinas makers gratuitas para crianças a partir de 6 anos.

Expedição "Meninas Curiosas, Mulheres do Futuro". (Foto: Divulgação/Fernanda Fluguel)

De 31 de maio a 03 de junho, a U.E.B. Professor Sá Valle, em São Luís, recebe a expedição, realizada pela Força Meninas, com sessões diárias do espetáculo “Uma Janela Para O Mundo” e oficinas makers, que trabalham conceitos de linguagem computacional, eletrônica e realidade virtual para crianças a partir de 6 anos da rede municipal de ensino.

Gratuita, a programação desperta curiosidade, engajamento e pertencimento das participantes entre 6 e 17 anos nas áreas de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que têm baixa representatividade feminina

Cinco jovens vencedoras do prêmio “Mude o Mundo Como Uma Menina” – também realizado pela Força Meninas – darão palestras sobre suas experiências pessoais. Viabilizada pela Lei do Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas ArcelorMittal, Oxiteno e IBM, a expedição passará por 17 cidades situadas nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

A peça “Uma Janela Para O Mundo” é uma das atividades programadas. Conta a história de duas meninas, que vivem em décadas diferentes – Luna está em 2022 e Estela em 1922 – e decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A peça homenageia as cientistas brasileiras Ada Rogato, Enedina Alves e Aida Espinola.

Além de participarem de oficinas makers, as crianças também vivenciarão na prática conceitos de linguagem computacional, eletrônica e até uma experiência de realidade virtual.

Ao término do programa, será entregue a cada participante um livreto escrito por Déborah De Mari, que narra a vida de 10 mulheres de destaque nas carreiras de STEAM. Dentre elas estão a engenheira Carol Shaw, a bióloga e educadora Bertha Lutz e a matemática Ada Lovelace.

Ficará uma semana em cada cidade e os protocolos sanitários locais serão cumpridos. As apresentações terão também transmissão em libras e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).

“A expedição é um convite para meninas descobrirem seu potencial, conhecerem e se inspirarem em mulheres que romperam barreiras em áreas dominadas por homens, e sonharem com novos futuros”, conta Déborah De Mari, fundadora do Força Meninas e idealizadora do projeto.

Força Meninas também abre inscrição para crianças interessadas participarem gratuitamente das atividades. Para isso, basta fazer o cadastro pelo site. Adultos só serão permitidos acompanhando crianças.

Oficinas:

Viagem à lua com Katherine Johnson – Oficina de Engenharia e Pensamento Computacional

Nesta atividade, as crianças farão uma viagem para a Lua. Mas, para isso, será necessário construir um foguete para chegar até lá. Pensamento computacional e conceitos de engenharia serão colocados em prática nesse desafio. E aí, topa entrar nesta jornada?

Criando Jogos com Carol Shaw – Oficina Circuito e Eletrônica

Nesta oficina, será criado um jogo de tabuleiro por meio da construção de um circuito de papel. As participantes aprenderão como gamificar o tabuleiro, e a missão será chegar ao final dele para acender a luz de suas ideias.

Conceitos de games, eletrônica, resolução de problemas e trabalho em equipe são algumas das habilidades desenvolvidas nessa atividade.

Se eu posso ver, eu posso ser com Ada Lovelace – Experiência de Realidade Virtual

As crianças receberão um livreto contando a história de mulheres inspiradoras que transformaram o mundo através de suas descobertas e invenções. Após conhecer as histórias delas, serão convidadas a desenhar como se imaginam no futuro.

O resultado dessa atividade é uma experiência de realidade virtual que os participantes poderão levar para casa.

Sobre a Força Meninas

Força Meninas é uma plataforma de impacto social cuja missão é fortalecer o potencial das meninas, capacitando-as com as habilidades necessárias para que sejam protagonistas das oportunidades futuras.

Com esse propósito, fomenta a transformação na vida das meninas brasileiras, apoiando a construção de um novo futuro para elas. Desde sua criação em 2016 já são mais de 45 mil meninas sensibilizadas em 12 estados e 22 cidades no Brasil.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias