PRECAUÇÃO

Escolas privadas adiam retorno das aulas

Escolas adiaram ou suspenderam o retorno das aulas presenciais temendo um novo surto de virose ou de contaminação pela Covid-19.

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão (Sinepe-MA) reforça a atenção aos protocolos sanitários na volta às aulas. (Foto: Patrícia Cunha)

Desde a semana passada, alguns estabelecimentos da rede particular de ensino começaram o ano letivo 2022. Quanto aos da rede pública de ensino, estão com matrículas abertas para ingresso de novos alunos.  O retorno às aulas presenciais vem cercado de preocupação e de cuidados contra a covid-19 e as variações da gripe influenza.

Algumas escolas, no entanto, adiaram ou suspenderam o retorno das aulas presenciais temendo um novo surto de virose ou de contaminação pela Covid-19, diante do atual cenário em que muitas pessoas estão sendo contaminadas.

O Sesi anunciou que adiou o retorno das aulas para o dia 24 de janeiro, pois está havendo testagem de seus colaboradores e sanitização dos espaços para receber a comunidade escolar.

O Colégio Batista também anunciou para o dia 24 de janeiro a volta às aulas. No dia 24 retornam os alunos do  6º ao 9º ano; dia 25, os dos 1º ao 5º  ano e no dia 26, os da educação  infantil I, II e III. A recepção para novos alunos que seria no dia 15, foi adiada para o dia 22.

O Colégio Upaon Açu informou no dia 15 que foram suspensas as aulas das turmas do 3º ano, e que as mesmas serão retomadas dia 20. “Prezando pela segurança dos nossos alunos e toda a comunidade Upaon, tomamos algumas medidas mais rigorosas para frear a disseminação da COVID-19”, disse o comunicado.

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão (Sinepe-MA) reforça a atenção aos protocolos sanitários na volta às aulas, destacando que enquanto não houver alteração das diretrizes em nível nacional, os cuidados sanitários permanecem os mesmos e deverão ser observados pelas escolas. O uso de máscaras, álcool em gel e a higienização constante das mãos como práticas que continuarão a fazer parte do dia a dia dos estudantes no ano letivo de 2022. “Apesar de a grande maioria da população já estar vacinada, precisamos acatar as orientações da resolução vigente, que ainda não sofreu alteração”, afirmou a vice-presidente do Sinepe, Ana Lília Figueiredo Teles de Menezes.

Com a consultoria e o suporte de especialistas, o Sinepe-MA foi o responsável pela elaboração do “Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais em Tempos de Covid-19”. O documento foi o responsável por dar segurança a famílias e estabelecimentos de ensino. Ao final do ano passado, mais de 90% dos estudantes já haviam retornado ao ensino presencial, segundo estimativas do sindicato.

Rede Pública retoma aulas a partir de fevereiro

Na rede municipal de ensino, o ano letivo está previsto para iniciar no dia 1° de fevereiro, com aulas presenciais, segundo a prefeitura. Até o dia 21 de janeiro, os pais ou responsáveis deverão comparecer na escola indicada no resultado das inscrições para entrega da documentação e conclusão da matrícula do aluno. “A Prefeitura e a população fizeram a sua parte com uma vacinação exemplar e antecipada de adultos e adolescentes e, além disso, as obras de reformas das escolas seguem avançando, para que nossos estudantes tenham todas as condições de um retorno seguro das aulas presenciais”, disse a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado.

Durante o período de matrículas, a Secretaria Municipal de Educação disse que vai realizar atendimento especial aos pais e responsáveis, de forma presencial, em sua sede, localizada no Ed. Trade Center – São Francisco, ou de forma remota, pelo Whatsapp número (98) 99160-7726 e pelo e-mail matricula@edu.saoluis.ma.gov.br.

Na rede pública estadual, o início do ano letivo está previsto para o dia 14 de fevereiro de forma presencial. Ontem começou o período de pré-matrícula para estudantes que já concluíram ou estão em fase de conclusão do 9° ano do Ensino Fundamental e que irão cursar a 1ª série do Ensino Médio nos centros de ensino estaduais. Para garantir a pré-matrícula do estudante, pais e responsáveis devem acessar o portal da Educação. O sistema da pré-matrícula estará disponível até às 23h59 do dia 21 (sexta-feira). As vagas serão preenchidas considerando a ordem cronológica de inscrição. A relação nominal dos Centros de Ensino em tempo parcial, com vagas disponíveis para a pré-matrícula online, pode ser no site da Secretaria de Estado da Educação.

A pré-matrícula pode ser realizada de qualquer lugar, pelo computador ou celular. A matrícula desses estudantes que fizeram a pré-matrícula online será efetivada no período de 24 a 27/01/2022, na escola que optou, de acordo com a ordem alfabética.

No ensino superior, aulas a partir de março

Na Universidade Federal do Maranhão, o retorno das aulas está previsto para o dia 11 de abril. O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Consepe), durante a aprovação do calendário acadêmico de 2022, propõe a ampliação da oferta de componentes curriculares práticos e estágios de forma híbrida ou presencial para todos os cursos de graduação e a manutenção da oferta dos componentes curriculares teóricos no formato remoto para o semestre letivo 2022.1. O calendário também prevê o retorno gradual das atividades acadêmicas avaliando, por meio do Comitê Operativo de Crise da UFMA (COE-UFMA), a situação da pandemia.

Durante a votação do calendário, o professor e epidemiologista Antônio Augusto comentou as incertezas em meio à epidemia conjunta da variante Ômicron e de infecções respiratórias decorrentes do vírus influenza e sua nova variante, H3N2, dos baixos índices de vacinação de pessoas com duas doses de vacina contra covid-19 e a pressão atual sobre o sistema de saúde. “A vacinação não vai evitar a infecção da Ômicron, a vacina serve para reduzir a quantidade de hospitalização e de mortes. Ninguém vai controlar pandemia só com vacina, mas ela é fundamental para reduzir hospitalizações e mortes, e, mesmo com a Ômicron, a vacina tem servido bem para reduzir esses índices”, afirmou o epidemiologista.

De acordo com comunicado da instituição, está previsto também o apoio da administração superior e das pró-reitorias no funcionamento das atividades híbridas/presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação, inclusive em relação à estrutura e medidas de segurança sanitária. O calendário prevê que o término do semestre 2022.1 seja em 30 de julho deste ano e que o semestre 2022.2 será de 5 de setembro a 24 de dezembro.

Na Universidade Estadual do Maranhão, o retorno integral das atividades acadêmicas presenciais dos cursos de graduação ocorrerá no dia 14 de março de 2022. Segundo a instituição, foram levados em conta o cenário pandêmico do estado nos últimos três meses que apontou queda substancial do número de novos casos, de hospitalizações e de óbitos causados pela COVID-19, além do aumento da cobertura vacinal no estado do Maranhão. “Toda a comunidade acadêmica deverá observar, na ocasião, as medidas de prevenção e proteção vigentes estabelecidas pela Universidade Estadual do Maranhão e pelas autoridades sanitárias, a fim de preservamos a vida e a saúde das pessoas. Contudo, a efetivação da retomada das aulas presenciais, em março, está condicionada à reavaliação dos indicadores acima mencionados no primeiro trimestre do ano de 2022”, o reitor Gustavo Pereira da Costa.

No Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a retomada gradual das atividades presenciais de ensino no âmbito da instituição está sendo acompanhada desde o dia 16 dezembro pela Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Prenae) com visitas in loco nos campi.  Cada campus faz seu planejamento individual de retorno, de acordo com a realidade local. Ao todo, o plano contempla quatro fases, sendo que nesta última haverá a retomada completa das atividades pedagógicas presenciais.

No último dia 13, o IFMA Campus São Luís – Monte Castelo suspendeu as atividades acadêmicas presenciais por 14 dias (de 13 a 26 de janeiro), após a confirmação de mais de um caso de Covid-19 entre estudantes e servidores de diferentes turmas e setores. A suspensão das aulas presenciais é uma medida de segurança prevista nos protocolos sanitários instituídos pelo Manual de Biossegurança do Instituto e também no Plano de Retorno Gradual às Atividades Pedagógicas Presenciais do Campus Monte Castelo.

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