EDUCAÇÃO

Pandemia: Combate sem trégua à evasão escolar

A ação deflagrada no Maranhão busca construir uma rede de promoção da assiduidade e do combate ao abandono e à evasão nas escolas estaduais

Foto: Arquivo/ Diário do Aço.

Or­ga­nis­mos na­ci­o­nais in­ter­na­ci­o­nais li­ga­dos à Edu­ca­ção e à In­fân­cia com, por exem­plo, o Fun­do das na­ções Uni­das pa­ra a In­fân­cia (Uni­cef) bus­cam en­fren­tar a ques­tão gra­vís­si­ma da eva­são es­co­lar em tem­po de pan­de­mia do co­ro­na­ví­rus, tu­do no am­bi­en­te de cri­ses e emer­gên­cia. A Se­cre­ta­ria da Edu­ca­ção do Ma­ra­nhão em par­ce­ria com o Uni­cef es­tá atu­an­do no en­fren­ta­men­to des­sa si­tu­a­ção des­de agos­to de 2020.

A ação bus­ca cons­truir uma re­de de pro­mo­ção da as­si­dui­da­de e do com­ba­te ao aban­do­no e à eva­são nas es­co­las es­ta­du­ais. An­tes da par­ce­ria, al­guns mu­ni­cí­pi­os do Ma­ra­nhão já co­lo­ca­vam em prá­ti­ca a ini­ci­a­ti­va da Bus­ca Ati­va, que se tor­nou po­lí­ti­ca es­ta­du­al em agos­to de 2019. No Ma­ra­nhão, a ini­ci­a­ti­va tem du­as fren­tes bá­si­cas de tra­ba­lho: a bus­ca pe­lo es­tu­dan­te (a cap­ta­ção e a in­ser­ção de­le na es­co­la, com a ma­trí­cu­la) e a im­plan­ta­ção de es­tra­té­gi­as pa­ra a per­ma­nên­cia na es­co­la.

A par­tir dos si­nais de que o es­tu­dan­te po­de ter aban­do­na­do os es­tu­dos, ado­ta-se a es­tra­té­gia de ir à fa­mí­lia do edu­can­do. É ten­tar uma con­ver­sa com o alu­no e a sua fa­mí­lia pa­ra com­pre­en­der por que ele saiu da es­co­la e se pre­ci­sa de um en­ca­mi­nha­men­to ou não pa­ra a re­de de pro­te­ção. Em se­gui­da, efe­tua-se a re­ma­trí­cu­la des­se alu­no e o acom­pa­nha­men­to cons­tan­te pa­ra ter cer­te­za de que ele não vai se eva­dir de no­vo da re­de.

Da­dos im­por­tan­tes

O go­ver­no do es­ta­do do Ma­ra­nhão ade­riu ao Bus­ca Ati­va Es­co­lar (BAE) em 28 de agos­to de 2019 e pas­sou a in­se­rir, nas ações do Pac­to pe­la Apren­di­za­gem, a for­ma­ção dos pro­fes­so­res e o acom­pa­nha­men­to dos mu­ní­ci­pi­os no de­sen­vol­vi­men­to de es­tra­té­gi­as con­jun­tas pa­ra o com­ba­te da eva­são es­co­lar. 

Em 2019, hou­ve a for­ma­ção de to­dos os mu­ni­cí­pi­os adi­dos so­bre as te­má­ti­cas da Bus­ca Ati­va Es­co­lar, dos quais par­ti­ci­pa­ram apro­xi­ma­da­men­te oi­to mil pro­fis­si­o­nais.

Dos 217 mu­ni­cí­pi­os do Es­ta­do, atu­al­men­te 202 ade­ri­ram ao Bus­ca Ati­va Es­co­lar, com 61 ci­da­des já ten­do atin­gi­do a me­ta de 20% de re­ma­trí­cu­la es­ta­be­le­ci­da pe­lo Se­lo UNI­CEF, efe­ti­van­do a in­clu­são es­co­lar de apro­xi­ma­da­men­te 6.300 cri­an­ças e ado­les­cen­tes (de agos­to de 2019 até ou­tu­bro de 2020). Ho­je, eles acom­pa­nham as ati­vi­da­des da es­co­la, re­ce­ben­do to­da a ori­en­ta­ção ne­ces­sá­ria pa­ra sa­nar os efei­tos da cau­sa que os le­va­ram ao pro­ces­so de eva­são. É um tra­ba­lho exaus­ti­vo mais com­pen­sa­dor, di­zem os pro­fis­si­o­nais da área.

De acor­do com Fer­nan­da Fer­raz, su­per­vi­so­ra do re­gi­me de co­la­bo­ra­ção com os mu­ni­cí­pi­os, foi o me­lhor re­sul­ta­do al­can­ça­do, de BAE, den­tro dos es­ta­dos do ter­ri­tó­rio amazô­ni­co (Nor­te / Nor­des­te). Um dos pon­tos mais for­tes das ações do BAE foi a pro­mo­ção do de­sen­vol­vi­men­to de ações ar­ti­cu­la­das e mul­tis­se­to­ri­ais pa­ra ga­ran­tir o al­can­ce das cri­an­ças e ado­les­cen­tes, es­pe­ci­al­men­te os que es­tão fo­ra da es­co­la.

Pac­to pe­la apren­di­za­gem

Ou­tro pon­to de­ci­si­vo pa­ra o su­ces­so do BAE, no Ma­ra­nhão, foi a to­ma­da de de­ci­são da Se­cre­ta­ria da Edu­ca­ção em in­cor­po­rar a BAE ao Pac­to pe­lo For­ta­le­ci­men­to da Apren­di­za­gem. For­ma­ção de Pro­fes­so­res, em par­ce­ria com as re­des mu­ni­ci­pais de en­si­no, ação in­ter­li­ga­da com a Bus­ca Ati­va Es­co­lar. Fer­nan­da Fer­raz diz que den­tro da es­tru­tu­ra da SE­DUC exis­tem as Uni­da­des Re­gi­o­nais. Ne­las, há ar­ti­cu­la­do­res com quem são fei­tas as for­ma­ções em ní­vel es­ta­du­al.

Es­ses ar­ti­cu­la­do­res são res­pon­sá­veis por mul­ti­pli­car e con­du­zir as for­ma­ções em ní­vel mu­ni­ci­pal. Ela re­for­ça que a for­ma­ção dos pro­fes­so­res tem si­do re­a­li­za­da mui­to in­te­gra­da à Bus­ca Ati­va Es­co­lar. “Des­de o ano pas­sa­do, a gen­te trou­xe pa­ra a nos­sa pau­ta for­ma­ti­va, de for­ma­ção con­ti­nu­a­da com os pro­fes­so­res (es­ta­du­ais e mu­ni­ci­pais), a Bus­ca Ati­va. Nós in­se­ri­mos co­mo uma ati­vi­da­de nos­sa, de for­ma­ção. Por is­so, hou­ve um gran­de en­vol­vi­men­to dos mu­ni­cí­pi­os”, des­ta­ca Fer­nan­da.

Uma ob­ser­va­ção que Fer­nan­da Fer­raz des­ta­ca: “O mu­ni­cí­pio ain­da es­tá na fa­se da bus­ca ati­va e da con­ti­nu­a­ção do pro­ces­so de en­si­no e de apren­di­za­gem no en­si­no re­mo­to”. Pa­ra ela, o es­ta­do tem fo­ca­do for­ças na bus­ca ati­va e que ain­da não hou­ve pas­sos re­le­van­tes no pro­ces­so da re­cu­pe­ra­ção de de­fa­sa­gem es­co­lar, oca­si­o­na­da pe­la pan­de­mia. Ela acres­cen­tou que o Es­ta­do não im­plan­tou o en­si­no hí­bri­do, e de­ve con­ti­nu­ar com o en­si­no re­mo­to du­ran­te ain­da por al­gum tem­po.

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