CORONAVÍRUS

No Maranhão

1382
222481
206696
5201
EDUCAÇÃO

IFMA oferece mais de 5 mil vagas em processo seletivo para cursos técnicos

Seleção para 5.995 vagas será realizada por meio de sorteio público. Inscrições vão até o dia 05 de fevereiro

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (18), teve início o período de inscrições no processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Serão ofertadas 5.995 vagas em 27 municípios do Estado. Neste ano, a seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público.

As vagas serão destinadas para os campi de Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, no ano letivo de 2020, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.

Inscrições

 O período de inscrição começou às 9h desta segunda-feira (18) e segue até 5 de fevereiro (sexta-feira). O procedimento será realizado pela internet, no Portal do IFMA. Para se inscrever, o candidato deverá criar um cadastro no Portal do Candidato, e a partir disso efetivar a inscrição no processo seletivo, com a geração do número de inscrição e a confirmação de dados.

Inscreva-se no processo seletivo

A fim de facilitar o acesso de candidatos que necessitarem dos recursos da internet para efetuarem a inscrição online, o IFMA disponibilizará terminais de computadores com acesso à rede nos seus campi e campi avançados (os endereços são indicados no Anexo I do Edital), nos dias de inscrição, no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h, com o apoio de um servidor designado pelo campus. Para isso, as unidades organizarão espaços reservados às inscrições, seguindo todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19. Os candidatos, para fazer uso desse local, deverão seguir impreterivelmente as recomendações desse protocolo, assim como, fazer o uso obrigatório da máscara.

Sistema de cotas

Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas a candidatos egressos de escola pública. Essas vagas serão divididas em dois grupos: 1) candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita (até R$ 1650,00); e 2) candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita (mais de R$ 1.650,00). Nos dois grupos, 77% das vagas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas. Conforme o sistema de cotas, a porcentagem a ser aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%. A autodeclaração dos candidatos pretos e pardos será confirmada mediante procedimento de heteroidentificação, que é a confirmação, por meio de uma banca, de que a autodeclaração do candidato é verdadeira, para evitar fraudes.

Sorteio

A data programada para o sorteio eletrônico público das vagas será 24 de fevereiro de 2021 (quarta-feira), o qual será realizado na sede da Reitoria do IFMA (localizada na Avenida Colares Moreira, nº 477, bairro Renascença, em São Luís), com transmissão ao vivo pelo canal TV IFMA no YouTube. No dia do sorteio eletrônico, estarão disponíveis no Portal do IFMA as listas com o nome e tipo de vaga dos candidatos que tiveram a inscrição confirmada, que serão ordenados em uma lista de convocação para a matrícula, dentro do número de vagas estabelecidas no Edital. Será também ordenada a lista de excedentes, com o nome dos candidatos que poderão ser convocados para ocupar as vagas de possíveis desistências.

A realização do sorteio eletrônico público poderá contar com a presença, previamente definida, de representantes de instâncias externas ao IFMA, convidados a acompanhar presencialmente a lisura do processo. A quantidade de convidados se limitará ao espaço (garantido o distanciamento mínimo de 1,5m por pessoa), sendo sua permanência no local condicionada ao cumprimento do protocolo sanitário de combate à Covid -19 e de normas do Comitê de Crise do IFMA.

Quaisquer dúvidas ou informações suplementares poderão ser respondidas pela Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Prenae) pelo e-mail acessodiscente@ifma.edu.br. Acompanhe também as informações do processo seletivo na página oficial do IFMA no Instagram.

Acesse o Edital do Processo Seletivo Unificado 2021

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Esportes
Polícia
Mais Notícias