PRODUÇÃO OU OCIOSIDADE?!

Saiba como melhorar a performance e investir na qualificação durante o isolamento social

Algumas pessoas, estão procurando não só opções de entretenimento, mas também formas que de aumentar e melhorar a produtividade.

Pelo computador, tablet ou smartphone: é possível sair da quarentena mais rico de conhecimento

Escolher como ocupar o tempo pode fazer muita diferença nesse período de quarentena. Algumas pessoas, por exemplo, estão procurando não só opções de entretenimento para aproveitar o tempo livre em casa, mas também formas que de aumentar e melhorar a produtividade. Foi o que fez o micro empresário Márcio Santos (32), que tem formação em Jornalismo e não pensou duas vezes ao optar por investir tempo nas capacitações virtuais.

Márcio Santos é um espectador assíduo das lives de conteúdo nas redes sociais

“Estou me capacitando por meio de lives nas mídias sociais, com conteúdos relacionados à minha área de atuação, como marketing, empreendedorismo e jornalismo pós-pandemia. Assim, troco experiências, tiro dúvidas, economizo e amplio o leque de conhecimento sem precisar gastar nada”, conta Márcio, que se diz sempre atento às transmissões pela internet quando o assunto é o mercado de comunicação ou algo de seu interesse.

Conhecimento gratuito

Se por um lado, as pessoas estão em busca do aprendizado virtual para driblar a falta de ocupação na quarentena, por outro, plataformas, instituições, startups e organizações estão se adaptando, implementando e aumentando novas formas de garantir conhecimento e conteúdo, com a ampliação da oferta de cursos, a realização de webinar (seminários na web), de lives e outras fontes de interação e troca de conhecimento de maneira gratuita.

Foi exatamente o que fez a startup Nouhau, idealizada pela empreendedora Talyta Ribeiro (28) junto à equipe do projeto ‘Te Orienta, Estudante!’, com o objetivo de desenvolver em profissionais e empresas competências socioemocionais para o mercado de trabalho, recrutamento e seleção. A startup precisou adaptar webinars, mentorias e cursos para o Instagram, Zoom e Google Meet, além de realizar lives e produzir matérias exclusivas no blog da organização.

Talyta Ribeiro, idealizadora da startup Nouhau: tecnologia a favor da inovação

Talyta acredita que a utilização da tecnologia como forma de crescimento profissional, além de válida, está cada vez mais acessível para a população. “Divulgamos alguns temas nas redes sociais e pedimos para quem nos acompanha escolher o evento por ordem de prioridade. Dessa forma, é possível abrir um canal de interação mais próximo com nosso público e contribuir de forma mais assertiva. Assim que o tema é escolhido, eles acompanham as datas e colocamos sempre lembretes para que eles não percam aquele conteúdo”, explica Talyta.

6 dicas imperdíveis

Para ajudar na hora da escolha, listamos algumas opções entre cursos e conteúdos gratuitos nos mais variados formatos e das mais diversas áreas do conhecimento que ajudam a aumentar a produtividade. Confira!

Rock University

A Rock University é um treinamento da empresa Rock Content, especialista em Marketing Digital. Voltado para profissionais de comunicação, estudantes, empresas e pessoas envolvidas e interessadas na área, o treinamento oferece seis cursos gratuitos com certificação nas áreas de Marketing de Conteúdo, Conteúdo para Web, Inbound Marketing, Outbound Marketing, Revisão de Conteúdo para Web e WordPress.

Além disso, a empresa disponibiliza diversos conteúdos atualizados em suas mídias sociais, entre blogs direcionados – exclusivamente – ao marketing digital, à profissionais freelancers e à inteligência corporativa e outros materiais gratuitos, como ebooks, audiobooks e infográficos. Vale a pena conferir!

Site: https://university.rockcontent.com/

Amo Direito

Para os advogados, concurseiros, estudantes, professores e qualquer pessoa interessada no âmbito jurídico de plantão, indicamos o site educacional Amo Direito. Somando mais de 1,7 milhão de seguidores no Instagram e Facebook, a plataforma, que também está presente em web site, Youtube, Telegram e aplicativo próprio aborda notícias e atualidades sobre a área, lives jurídicas, podcasts, curiosidades gerais, dicas para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), concursos públicos e divulgação de curso, aulas e meios de aprendizado de sobra. Se você tem alguma questão relacionada à área, pode acessar qualquer um desses canais sem dúvidas!

Site: https://www.amodireito.com/

Sebrae

Pequenos empreendedores também têm oportunidade de ampliar os conhecimentos durante a quarentena! O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está oferecendo cursos online de capacitação gratuita para esse público. Os temas dos cursos são Como Vender pela Internet na Crise do Coronavírus, Marketing Digital para o Empreendedor, Gestão Financeira, Aprender a Empreender e Microcrédito Consciente.

Além dos cursos, o Sebrae está desenvolvendo uma série de conteúdo, entre webinars, dicas, e-books, lives e eventos (online) para ajudar gestores e empreendedores a minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Site: https://www.sebrae.com.br/

ESKADA

Uma opção mais ampla para quem quer desenvolver as habilidades sem sair de casa é plataforma ESKADA, desenvolvida pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A plataforma disponibiliza os cursos de Negociação, Gestão de Pessoas, Noções Básicas de Direito Administrativo, Neuropedagogia, Medicina Ocupacional, Inglês (nas categorias Leitura e Hospedagem), entre outros. A certificação fica disponível na própria plataforma a partir da conclusão do curso.

Site: https://eskadauema.com/

Séries, filmes e documentários

Talvez você ainda não saiba, mas uma ótima alternativa para agregar conhecimento é maratonando séries, filmes e bons documentários nas revolucionárias plataformas de streaming. Às vezes, eles são indicados até para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibular ou, simplesmente, para um aprendizado na faculdade. A dica é escolher produções audiovisuais que tenham base na história, ciência, tecnologia e em movimentos sociais e políticos. Você pode encontrar indicações nos sites Omelete e AdoroCinema.

Site: http://www.adorocinema.com/ | https://www.omelete.com.br/

Panelinha

Para sair da monotonia da quarentena com descontração e, agora, muita mão na massa, não poderia faltar indicação relacionada à gastronomia. Você pode aliar inovação e aprendizado com as dicas culinárias, truques de economia doméstica e muitas receitas do projeto Panelinha, criado pela Chef Rita Lobo. A Panelinha é site, produtora de TV e canal no Youtube. No site, é possível encontrar informações para ajudar a melhorar a alimentação na quarentena, por meio do projeto ‘Rita, Help #Coronavírus’, onde a Chef reuniu uma playlist somente com as lives feitas no período de isolamento social.

Site: https://www.panelinha.com.br/

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias