FORMA REMOTA

Retorno do calendário de 2020 é anunciado pela UFMA

Após a suspensão do calendário acadêmico e das atividades presenciais, muitas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estão buscando formas de retorno

(Foto: De Jesus/O Estado)

A Universidade Federal do Maranhão divulgou resolução (Nº 1.999-Consepe), que estabelece o calendário acadêmico especial da graduação, antecipando o período 2020.3. Sendo um período especial, o docente não será obrigado a ofertar o componente curricular nesse período, além de as aulas serem ministradas de forma remota, por conta do isolamento social.

Após a suspensão do calendário acadêmico e das atividades presenciais, muitas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estão buscando formas de retorno às atividades acadêmicas.

Consulta acadêmica

No caso da UFMA, realizou-se uma consulta à comunidade acadêmica, através de docentes, discentes e técnicos administrativos. 

A consulta, que foi coordenada pela professora Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa, vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Comunicação, e por Anilton Maia, Superintendente de Tecnologia da Informação, constatou que a maior parte da comunidade apoia a ideia do retorno, por meio do uso das tecnologias de ensino, sem encontros presenciais e com condições bem-definidas.

O relatório da consulta comprova que, de um total de 1.984 docentes, 1.294 já responderam ao questionário, o que equivale a 65,22% do quadro. 

Quanto às respostas dos professores, o apoio absoluto e o apoio condicionado às especificidades de cada disciplina ao retorno das atividades acadêmicas de forma remota é de 67%.

Já no caso dos estudantes, de um total de 20.457 discentes, 10 mil já preencheram o formulário, o que representa 48,88% do comunidade estudantil. 

Quanto às respostas, o apoio absoluto e o apoio condicionado às especificidades de cada disciplina ao retorno das atividades acadêmicas de forma remota é de 70,2%. 

A pesquisa ainda está recebendo questionários e vai até o dia 30 de maio. “A qualidade estatística dos dados coletados nos permite visualizar segmentos vulneráveis ao acesso às atividades remotas, permitindo atender à parcela de alunos digitalmente excluídos de forma equitativa”, explica Li-Chang Shuen.

A qualidade estatística dos dados coletados nos permite visualizar segmentos vulneráveis ao acesso às atividades remotas

Auxílio ao ensino remoto para docentes

Ministrar aulas remotamente, para alguns docentes, deve ser um desafio. Para auxiliar os professores com essas dificuldades, a Diretoria Interdisciplinar de Tecnologia da Educação (DINTE) vem realizando uma série de cursos para a formação do professor que precisa aprender a usar recursos de EAD. Esses recursos estão todos disponíveis no portal “PRA EAD”. A DINTE também realiza os webinários sobre vários assuntos ligados à produção de recursos, como direitos autorais e utilização do celular para realizar aulas. Todo o material está disponível na plataforma da DINTE e pode ser acessado pelos professores.

Execução

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino, professora Isabel Ibarra, os critérios para o funcionamento do que será ministrado estarão sob a execução das coordenações. “Cada subunidade deverá estabelecer critérios de oferta de componentes curriculares em que os docentes e discentes, de maneira voluntária, participarão seja na realização de atividades complementares (webinários temáticos, cursos livres, etc), orientação e defesas de TCC seja na oferta de disciplinas ou módulos conforme o Plano Pedagógico dos Cursos de graduação. No caso do Colégio Universitário, o conselho do colégio definirá o calendário para reposição”, explicou.

No caso dos TCCs, os discentes que estiverem elaborando o Trabalho de Conclusão de Curso poderão continuar a desenvolvê-lo, remotamente, junto aos seus orientadores. Já aqueles que optaram por desenvolver uma peça prático-experimental deverão aguardar o retorno das atividades presenciais, a fim de garantir a segurança da comunidade acadêmica.

Para este ano, as férias marcadas para o período de julho e agosto estão mantidas. A partir da divulgação do novo calendário acadêmico, será estabelecido o período de férias para o ano de 2021.

tor da UFMA, explicou que a decisão pelo retorno remoto e facultativo, em período especial, foi fruto de uma ação conjunta. “A UFMA construiu coletivamente a proposta do calendário especial e do retorno das atividades acadêmicas. A gestão dialogou com todos os diretores dos Centros e dos Câmpus, de São Luís e do Continente, que discutiram esse formato com o corpo docente. Também fizemos uma ampla pesquisa, cujo resultado apontou na direção do que determina a Resolução. A preocupação maior é garantir a segurança da comunidade universitária e a continuidade do calendário acadêmico, sem prejuízo aos discentes”, enfatizou.

A preocupação maior é garantir a segurança da comunidade universitária e a continuidade do calendário acadêmico

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