ANOTE NA AGENDA

Confira cronograma 2020 do Sisu, Prouni e Fies

Veja as datas dos programas do MEC para este ano. Nota do Enem, que sai na próxima sexta-feira (17), é base para participar da maior parte das iniciativas

Reeprodução

Aqueles que estão de olho em garantir uma vaga para cursar o ensino superior e começar o ano estudando devem ficar atentos! Os três principais programas do Ministério da Educação (MEC) para o acesso a universidades já se encontram com os cronogramas definidos.

Foram divulgados os editais com as datas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para concorrer às oportunidades oferecidas, o candidato deve utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá resultado divulgado na próxima sexta-feira (17). Fique alerta para não perder nenhuma data importante.

Sisu 

O estudante que participou do Enem de 2019 e quer estudar em instituições de ensino superior pública pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2020. Para concorrer a uma das 237.128 vagas pelo programa em 128 instituições de ensino superior públicas, é preciso ter obtido uma nota acima de zero na redação do Enem 2019. Confira o cronograma. 

  • Inscrições: de 21 de janeiro até às 23h59 de 24 de janeiro
  • Divulgação dos resultados: 28 de janeiro
  • Matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro
  • Lançamento da ocupação das vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro
  • Manifestação de interesse para constar na lista de espera: até às 23h59 de 4 de fevereiro

ProUni 

O aluno que deseja ingressar em faculdades particulares de ensino superior pode concorrer a bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Serão ofertadas 249 mil vagas para o primeiro semestre de 2020. Para se candidatar, o jovem deve ter obtido média de ao menos 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação no Enem em 2019.

Outros pré-requisitos é que os candidatos não tenham diploma de ensino superior, renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família: com essa receita o estudante estará apto a concorrer a  bolsa integral, que corresponde a 100% do valor da mensalidade. Os que tem renda mensal de 1,5 a 3 salários mínimos por pessoa da família: estarão apto a concorrer a bolsa parcial, que corresponde a 50% do valor da mensalidade.

Já os com renda mensal superior a 3 salários mínimos por pessoa da família: não poderão concorrer às bolsas oferecidas. Os estudantes que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral estão aptos a participar do ProUni. Já os que concluiram em escola particular sem bolsa não podem se candidatar.

Confira as datas

  • Inscrições: 28 de janeiro a 31 de janeiro
  • Divulgação do resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro
  • Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (primeira chamada): 4 a 11 de fevereiro.
  • Registro no SisProuni (Sistema Informatizado do ProUni) e emissão dos termos pelas instituições (primeira chamada): 4 a 14 de fevereiro
  • Divulgação dos resultados da segunda chamada: 18 de fevereiro
  • Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (segunda chamada): 18 a 28 de fevereiro
  • Registro no SisProuni e emissão dos termos pelas instituições (segunda chamada): 18 de fevereiro a 3 de março

Fies

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferecerá 100 mil oportunidades este ano. O programa está dividido em duas modalidades: juros zero a quem mais precisa (renda familiar de até três salários mínimos por pessoa) e escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

  • Inscrições: 5 de fevereiro até às 23h59 de 12 de fevereiro
  • Divulgação dos resultados: 26 de fevereiro
  • Complementação da inscrição no Fies Seleção pelos candidatos pré-selecionados na modalidade Fies: 27 de fevereiro até às 23h59 de 2 de março
  • Pré-seleção em lista de espera: 28 de fevereiro até às 23h59 de 31 de março
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias