REPRESENTAÇÃO

Maranhão tem finalista na Olimpíada da Língua Portuguesa

Aluno é da Unidade Integrada Pequeno Príncipe, de Lago da Pedra, e segue para a grande final que será realizada em São Paulo, no dia 9 de dezembro

Reprodução

A Olimpíada de Língua Portuguesa completou no dia 19 de novembro a fase semifinal do concurso e apresentou todos os finalistas nas cinco categorias de gênero textual. O estado do Maranhão terá aluno e seu professor na final que será realizada no dia 9 de dezembro, em São Paulo, quando serão conhecidos os vencedores nacionais.

Do Maranhão, o aluno David Lima dos Santos está concorrendo na categoria “Memórias Literárias”, com o trabalho Nos braços do Ipixuna. Davi é aluno da professora: Kellyenne Costa Fontinele, da escola Unidade Integrada Pequeno Príncipe, do município maranhense de Lago Verde.

A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu 12.074 inscrições do estado do Maranhão. Além da rede estadual de ensino, o Programa teve adesão das secretarias de educação de 207 municípios, totalizando 2.933 escolas. No Brasil, foram 171.035 inscrições nas cinco categorias por gênero textual, com adesão de todos os estados e de 4.876 municípios (87,5% do total), alcançando 42.086 escolas. Mais de 5 milhões de alunos participaram das oficinas de leitura e escrita realizadas para a produção dos textos.

Desde o lançamento desta edição, em fevereiro, até a última terça-feira, foram dez meses de envolvimento de alunos e docentes com a produção de texto, escrevendo sobre o tema O lugar onde vivo, que propiciou aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local.

Gerando conhecimento

Todo ano, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil têm um desafio a cumprir por meio da Olimpíada de Língua Portuguesa. São cinco categorias ao todo: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.

Alunos e professores passam por diversas fases, desde o lançamento nacional, inscrições, oficinas, etapas escolares, municipais, estaduais, semifinais (com direito a vigem para participar de atividades culturais e formativas) e, enfim, a etapa nacional com a seleção dos 28 alunos vencedores e seus professores. O evento de premiação está previsto para o dia 9 de dezembro de 2019.

A Olimpíada é realizada pelo Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizaram oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Números da edição

  • 4.876 municípios participantes;
  • 42.086 escolas inscritas;
  • 85.908 professores inscritos;
  • 171.035 inscrições nas categorias.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias