ENEM 2019

Mais de 45 mil faltaram às provas no Maranhão

No Maranhão foram 218.082 inscritos. Quem não fez a prova no último domingo ainda poderá comparecer ao segundo e último dia do exame

Reprodução

Quase 50 mil candidatos faltaram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio no Maranhão. No total foram inscritos 218.082 candidatos e 170.257 realizaram as provas em todo o Maranhão, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Isso corresponde a 78,1% de comparecimento.

Os 47.825 candidatos ausentes (21,9%) ainda podem comparecer ao segundo e último dia do exame. O participante, nesta situação, não é eliminado e poderá usar o resultado apenas para autoavaliação de conhecimentos. O mesmo acontece com os “treineiros”, que são os participantes que não vão concluir o ensino médio em 2019.

No Brasil, cerca de 3,9 milhões de pessoas fizeram as provas no dia 3. Os cerca de 1,2 milhão de faltosos representam 23% do total de 5,1 milhões de inscritos. Ao todo, 376 pessoas foram eliminadas por descumprirem as regras do exame. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice total de abstenções no Enem 2019 será fechado apenas após o segundo dia de aplicação, no próximo domingo (10).

O Enem aconteceu em 10.133 locais, em 1.727 municípios brasileiros. No Maranhã foi realizado em 79 municípios maranhenses. Do total de candidatos, 34% escolheram fazer as provas em São Luís no último domingo, quando foram aplicadas questões de linguagens; códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e a redação, que teve como tema Democratização do acesso ao cinema no Brasil.

Candidatos que conversaram com a redação avaliaram que o tema foi surpreendente, mas que se saíram bem. “Achava que seria possível abordar direitos humanos, violência urbana ou de gênero, mas foi interessante. No começo me pegou de surpresa, mas consegui ordenar as ideias”, opinou a estudante Ana Larissa Costa Pinto, candidata a uma vaga ao curso de Direito.

A semana agora vai ser decisiva para encarar o próximo domingo de provas. No dia 10 serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. Para isso, as revisões já começaram. “É preciso focar nas provas do próximo domingo para ter um bom resultado”, acredita João Pedro Azevedo.

“Deu tudo certo, foi tudo perfeito, funcionou tudo bem. Tivemos a mais baixa abstenção da história”, avaliou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

A taxa é mais baixa que a de faltas no primeiro dia de prova do ano passado, quando 24,9% dos inscritos não compareceram ao exame.

Neste ano, o Enem passou a ter uma nova regra, candidatos cujos aparelhos eletrônicos que emitissem qualquer som, mesmo dentro do envelope porta-objetos seriam eliminados. Para o próximo domingo valem as mesmas regras. A aplicação terá cinco horas de duração e os portões serão abertos às 12h.

O Enem é aplicado, simultaneamente, em todo o país. Os resultados dos participantes regulares, que terão concluído o ensino médio até o fim de 2019, serão divulgados em janeiro de 2020. Já para os treineiros e os que faltaram a um dos dias de aplicação, os resultados ficam disponíveis 60 dias após os primeiros resultados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias