MUNDARÉU

Festival ludo-educativo movimenta Itapiracó no fim de semana

O festival tem como proposta resgatar direitos fundamentais das crianças

Reprodução

A ocupação sustentável de espaços públicos é fundamental para o desenvolvimento das sociedades em todo mundo. Realizá-la em ação que alia brincadeira e conhecimento é o cenário que o Festival Mundaréu busca instaurar pelas cidades pelas quais passa. Em sua 7ª edição, o evento chega ao município de São Luís e ocupará a Praça da Família, localizada na Reserva de Itapiracó, entre 24 e 29 de novembro.

Neste período, a área receberá atrações musicais e teatrais, contação de história, artes circenses, dança e oficinas, com o intuito de resgatar a importância do direito ao brincar, ao espaço público e à cultura, além de gerar renda local e valorizar artistas independentes da região. A iniciativa é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, com patrocínio da Alcoa, apoio do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís e realização da Evoluir – Educação Transformadora. 

A escolha da Praça da Família vem ao encontro da proposta do festival de descentralizar a oferta cultural da cidade por meio da ocupação e ressignificação de áreas públicas enquanto plataforma de ações artísticas e culturais.

O Festival Mundaréu é um evento gratuito e aberto a todos os interessados. Treze monitores estarão à disposição dos participantes e doze artistas e coletivos, espalhados em três espaços distintos, darão a tônica das atividades durante o festival. Entre os dias 25 e 29 também ocorrerão visitas escolares, que contemplarão ao total 15 escolas públicas – dentre elas unidades escolares públicas das áreas urbana e rural – e 8 turmas do projeto Movimento e Resgate da Regional Cohab-Cohatrac-Bequimão, da Secretaria de Esporte e Lazer de São Luís, totalizando cerca de 900 crianças diretamente beneficiadas com a ação.

O dia de abertura do festival (24) será um domingo e terá atividades iniciadas às 10h, quando já estará em funcionamento um Espaço de Leitura da própria editora ‘Evoluir – Educação Transformadora’. Às 11h, o espetáculo ‘O Macaco Malandro’, da Casa do Sol Cia de Artes, será apresentado no Espaço Palco. A fábula conta uma divertida história de parceria entre Dona Raposa e Seu Lobo, que brigam o tempo todo e tem no personagem do Macaco Malandro o mediador de seus conflitos. Às 13h, no mesmo palco, Gisele Padilha alegrará a criançada com canções do show “Erê Canta Brinca e Dança”, em sua maioria baseadas na cultura de origem africana. A data ainda contará com Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes, com Luana Appel, e Afrodance, com o coletivo The Outsider, entre outras atrações.

O ritmo continuará forte nos dias seguintes e ganhará o reforço do público de escolas com visita pré-agendada. O evento também contará com visitas de crianças do projeto Movimento e Resgate da SEMDEL.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias