Ansiedade para o primeiro dia de provas
No próximo domingo, dia 3 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias
Mais de 218 mil candidatos maranhenses deverão fazer a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no próximo dia 3, domingo.
Na capital, São Luís, são 74.944 candidatos inscritos. Às 12h os portões serão abertos, e às 13h serão fechados. E você que vai fazer a prova, já está com tudo preparado?
Revisões, simulados, aulões… esses dias que antecedem a prova serão decisivos para os candidatos. Enquanto uns preferem intensificar os estudos e focar nos assuntos que consideram mais complicados, outros preferem desacelerar.
A estudante Ana Clara Santos participou de um aulão na sua escola no último domingo e confessa que ficou um pouco angustiada. “A gente entra no clima de tensão e começa a achar que ainda falta ver muita coisa, ou que você não aprendeu o suficiente. Enfim, já quero logo que chegue a hora”, disse.
Juliana Ferreira, que também participou de um simulado no domingo, acha que é hora de começar a desacelerar o cérebro. “Esse terceirão foi e está sendo muito puxado para todo mundo, mas acho que já deu para a gente assimilar bastante conteúdo. Agora é acreditar que o que estudamos vai nos ajudar fazer uma boa prova”, acredita.
Prefeitura e governo do estado ofereceram aulões gratuitos no último final de semana para ajudar os vestibulandos.
O aulão da prefeitura fez parte da programação da Feira do Livro de São Luís. Já o PreUni Aulão do Enema aconteceu em São Luís, Imperatriz, Pinheiro e Presidente Dutra. Ambos os aulões envolveram os principais conteúdos das disciplinas do Enem ministrados por profissionais experientes.
Neste domingo, 3, acontecem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. As provas do Enem serão realizadas ainda no dia 10 de novembro. Os portões do local de prova abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.
Para realizar o exame, o estudante deve levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada com material transparente, a única permitida, bem como documento de identificação oficial com foto, original, não sendo aceitos documento digital ou cópia, mesmo que autenticada.
Recomendações para o dia da prova do Enem
O Inep recomenda que os participantes conheçam com antecedência a rota que farão até chegar ao local das provas.
Isso é importante para que se planeje qual o transporte público utilizar nos dias, os horários de trens, metrôs ou ônibus, por exemplo.
Os portões abrirão ao meio-dia, horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.
Para fazer as provas, é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.
Este ano os candidatos devem ter atenção redobrada em relação a celulares e aparelhos eletrônicos.
Conforme descrito no edital deste ano, qualquer som emitido por aparelhos eletrônicos durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) causará a eliminação do candidato.
Por exemplo, mesmo que o celular esteja dentro do envelope e toque, ou emita algum sinal de alarme, o candidato será eliminado, a exemplo do que já ocorreu em outros exames como o Encceja (realizado em agosto). Antes de ingressar na sala de provas, o candidato precisava desligar o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos.
Maranhão
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem só este ano 5,1 milhões de inscritos confirmados, segundo pesquisa divulgada pelo Inep no início do ano.
No estado, a maioria dos inscritos é composta por mulheres, serão 130.766 mil candidatas, e 87.316 mil pessoas do sexo masculino. Entre a faixa etária, pessoas com idades entre 21 e 30 anos representam a maior quantidade de candidatos, são 63.617 inscritos. Ao todo, 5.516 pessoas menores de 16 anos se inscreveram. Apenas 218 inscritos maranhenses tem idade maior ou igual a 60 anos.