4 dicas para uma boa alimentação nos dias de prova
Nos dias antecedem as provas, evite a chance de qualquer mal-estar
Não invente
Véspera do Enem não é ocasião pra ir experimentar comida indiana pela primeira vez ou provar aquele cachorro-quente que parece delicioso na lanchonete recém-inaugurada na esquina, combinado?
Nos dias antecedem as provas, evite a chance de qualquer mal-estar e prefira comer onde você está acostumado, optando por pratos leves e saudáveis.
Comece o dia bem
Mesmo que você pule o café da manhã normalmente, evite ir fazer o Enem em jejum.
Se você não é chegado nessa refeição, faça uma vitamina com frutas ou coma um iogurte com cereal. Caso esse não seja o seu caso, o combo fruta, iogurte desnatado, cereal e pães integrais, queijo branco e um café pode ser uma boa pedida.
Lancheira
Sim! Leve suprimentos para te dar um gás durante a prova.
Nozes, um sanduíche com peito de peru e salada, fruta e até um chocolatinho 70% cacau (ou mais!) podem entrar nessa lancheira. Não esqueça de levar água!
Pegue leve no almoço
A gente sabe que o Enem é no fim de semana, mas nada de feijoada ou churrasco nesses dias de prova, ok?
Isso porque refeições pesadas e gordurosas podem te fazer ficar sonolento ou ainda sentir uma indisposição. Tente fazer um prato colorido, com salada, carboidrato integral e um tipo de proteína grelhada, como peixe ou frango.
Bonus track: equilíbrio
Não adianta seguir todas essas dicas de alimentação para o Enem, reduzir as horas de sono e de convívio com a família, estudar horas e horas a fio paradinho no mesmo lugar.
Sabemos que se preparar para uma prova como essa exige concentração, mas isso não significa não fazer nada da vida além de enfiar a cara nos livros.
Equilíbrio é a melhor fórmula para a equação. Dedique-se aos estudos para mandar bem no Enem, porém separe tempo para se exercitar, para comer sem pressa coisas que te fazem bem, passe tempo de qualidade com familiares e amigos e…descanse! Com o balanço certo, você dá conta de tudo e não adoece por causa de uma prova.