PLANEJAMENTO

Organize-se: saiba como conciliar trabalho com os estudos

Confira algumas dicas de como conciliar estudo e trabalho quando você deseja se preparar para um concurso ou seletivo

Reprodução

Saber como conciliar trabalho e estudo é algo mais comum para os brasileiros do que parece. Boa parte dos estudantes universitários das mais diversas cidades do país também exercem alguma atividade remunerada, por diferentes motivos.

Quase 60% dos alunos com faixa etária entre 15 e 29 anos acabam, em algum momento da vida, conciliando trabalho e estudo – e isso não significa que a atividade profissional seja um estágio relacionado com o curso que estavam fazendo. Esse fato acontece com uma frequência muito grande porque boa parte dos estudantes precisa pagar as contas de casa – ou até mesmo da faculdade – enquanto estuda.

Atue como um gestor

A grande maioria dos estudantes que trabalha acaba prestando serviço para alguma outra pessoa – um cliente ou, em boa parte dos casos, um chefe.Por isso, para conseguir saber como conciliar trabalho e estudo sem se prejudicar, é preciso que você aprenda a agir como gestor das suas próprias atividades.

Reflita sobre seu dia a dia como a rotina de uma empresa: o que você precisa entregar? Quais são as prioridades? O que não pode dar errado? Pensando como gestor você terá mais capacidade de alcançar os resultados desejados, tanto no estudo, quanto no trabalho.

Cronograma para suas atividades diárias

Reprodução

Organização é palavra de ordem para quem precisa saber como conciliar trabalho e estudo. Por isso, se você é um universitário que precisa trabalhar, mas é muito desorganizado, essa é a hora de mudar.Monte um cronograma de suas atividades diárias, da semana e do mês, para ter uma visão geral do que precisa entregar dentro de cada período.

Explore seja fiel aos horários

Tempo é algo importante para quem precisa aprender como conciliar trabalho e estudo e, por isso, ele deve ser bem aproveitado sempre. Quando você conta com algum tempo livre, utilize-o com sabedoria, para produzir mais (ou até mesmo descansar). Não se esqueça também que ser fiel e pontual aos seus horários é essencial para os bons resultados.

Por isso, chegue sempre na hora no trabalho, nas reuniões, no almoço, vá embora no horário certo e comece suas tarefas de estudo no tempo planejado.

Adapte sua rotina

Se você resolveu começar a estudar depois de já estar inserido no mercado de trabalho, talvez precise adequar a sua rotina a essa nova tarefa que vai entrar no seu dia a dia. Por isso, ajustar horários para estudar e até mesmo para descansar pode ser uma necessidade nas primeiras semanas.

A mesma regra se aplica para quem estava só estudando e teve que começar a trabalhar (para pagar as contas ou para fazer um estágio). Ajustes nos horários de estudo terão de ser feitos para que essa nova tarefa não afete seus resultados escolares e permita que você tenha boa produtividade no ambiente de trabalho.

Tenha prioridades
Outra palavra de ordem para quem precisa saber como conciliar trabalho e estudo é prioridade. Em alguns momentos de sua rotina, mesmo que você não queira, poderá ser necessário estabelecer prioridades sobre o que vai ser executado.

A prioridade pode mudar muito de acordo com o seu objetivo em um determinado período: ela pode ser estudar para uma prova difícil, entregar um relatório no trabalho ou recuperar uma nota em uma disciplina mais desafiadora. De qualquer maneira, o momento de escolher entre qual “fazer primeiro” vai chegar e você precisa estar pronto.

Explore a tecnologia ao seu favor

Uma das grandes vantagens que a tecnologia trouxe para quem tem rotinas apertadas é a capacidade de auxiliar a gerenciar melhor o tempo, ou de ficar sempre conectado com informações importantes.

Você pode usar vários aplicativos para lhe ajudar a gerenciar melhor o tempo e acompanhar suas atividades do dia a dia. Pode também usufruir das câmeras de celular, tablets e até notebooks para fazer anotações ou gravações sobre a aula – assim, poderá acessá-las sempre que tiver um tempinho sobrando no trabalho.

Ajuda dos colegas
Seus colegas de faculdade podem ajudar você – e muito – quando o assunto é equilibrar as aulas e o trabalho. Eles podem ser úteis para sanar dúvidas, dividir tarefas nos trabalhos em grupo e até mesmo com materiais extras para estudo.

O mesmo serve para seus colegas de trabalho, que podem dar um suporte em alguma atividade enquanto estiver em período de provas ou até mesmo lhe cobrir em alguma eventualidade.

Fazer networking nos dois ambientes, portanto, é essencial.

Nunca deixe de se divertir
Ter uma rotina cheia de tarefas não significa que você precisa usar todo o tempo livre para continuar trabalhando ou estudando. 

Ter uma rotina cheia de tarefas não significa que você precisa usar todo o tempo livre para continuar trabalhando ou estudando. Abrir mão do descanso não é uma opção, especialmente quando você precisa produzir bons resultados na faculdade e no trabalho.

Por isso, no seu cronograma planejado para o estudo, lembre-se de incluir os momentos de lazer e torná-los tão obrigatórios quanto os momentos de estudo e trabalho. Você vai ver que seu corpo, mente e saúde vão agradecer.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias