Economia

Porto do Itaqui sedia I Reunião Extraordinária do Plano Maranhão 2050

O objetivo do Maranhão 2050 é construir frentes para impulsionar o desenvolvimento e gerar oportunidades para toda a população

Plano Maranhão 2050 (Foto: ASCOM/Governo do Maranhão)

Nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, o Porto do Itaqui sediou a I reunião extraordinária do ano do Plano Maranhão 2050. Na oportunidade, a presidente em exercício do porto, Isa Mary Mendonça, tomou posse como membra da Comissão do Plano e reafirmou o papel do Itaqui como gerador de empregos para a população e vetor do desenvolvimento econômico do estado.  

O objetivo do Maranhão 2050 é construir frentes para impulsionar o desenvolvimento e gerar oportunidades para toda a população, de forma articulada com atores do governo, setor privado, sociedade civil e universidades. Por ser um dos principais hubs logísticos do Brasil, o Itaqui seguirá no seu papel de impulsionar o crescimento da infraestrutura, ampliar a conexão do Maranhão com os mercados internacionais e promover a inclusão social e econômica da população.

Desde o início do Maranhão 2050, o Porto faz parte do projeto, por meio da participação da gerente de planejamento, Luciana Kuzolitz. Agora, a iniciativa ganha reforço com a entrada da presidente Isa Mary.  

“O Maranhão 2050 é um plano estratégico para o crescimento do nosso estado. E o Porto tem uma função essencial nesse desenvolvimento. Estamos de braços abertos para colaborar e crescer junto com esse projeto”, explicou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.  

O Plano também está ligado à importância da inovação para garantir um crescimento econômico sustentável. Nesse sentido, o Porto do Itaqui tem sido um dos pioneiros na implementação de soluções tecnológicas para otimizar suas operações, como o uso de ferramentas de monitoramento digital e sistemas integrados de gestão portuária. Além disso, parcerias estratégicas com startups e instituições de pesquisa contribuirão para a criação de um ecossistema inovador voltado à logística inteligente. 

“Hoje, traçamos as nossas metas, demostrando o planejamento para 2025. E nada melhor do que tornar o Porto do Itaqui como ponto importante nesse processo. Esse Porto que é um grande potencial aqui para o Maranhão, que traz investimentos ao gerar emprego e renda para toda a nossa sociedade. Por isso, é fundamental a participação do Porto no processo do Plano Estratégico Maranhão 2050”, comunicou o presidente da Comissão Maranhão 2050 e o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Castro.  

No último ano, o Porto do Itaqui movimentou 34 milhões de toneladas de cargas, solidificando-se como o quarto maior porto público do Brasil e o principal do Norte e Nordeste, de acordo com os dados estatísticos aquaviários da Antaq. Esses números se sinalizam o impulso do porto na economia do estado. Tal característica contempla o Plano Maranhão 2050 e se conecta com as agendas de outros atores da Comissão, como é o caso da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza.

Além disso, os negócios movimentados pelo Porto são responsáveis por cerca de 35% do ICMS arrecadado no Maranhão. 

“As metas do Maranhão 2050 passam, impreterivelmente, pela estrutura do nosso porto, que é uma unidade econômica muito importante no estado do Maranhão por conta da arrecadação e por tantos outros fatores que contribuem para o desenvolvimento do nosso estado. E a Assembleia Legislativa, representada pela Frente Parlamentar de Combate à Pobreza, vai trabalhar intensamente para legislar em tudo o que for possível, no sentido de viabilizar uma política moderna”, pontuou o deputado estadual, Arnaldo Melo.  

Também estiveram presentes na reunião extraordinária do Maranhão 2050, o coordenador executivo da Comissão, Roberto Matos, a secretária executiva, Thaís Cajado, o representante do Conselho de Economia do Maranhão, Eduardo Santos, a vice-presidente da Associação Comercial do Maranhão, Jenilce Pavão, além de representantes da sociedade civil e universidades.

*Fonte: Governo do Maranhão

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias