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No Nordeste, Maranhão registrou mais de 19 mil tentativas de fraude em setembro

No total nacional, foram mais de 1.035.787, evitadas por tecnologias antifraude, representando alta de 20,8% em comparação com o mesmo mês de 2023

Foto: Reprodução

Na região Nordeste, o estado do Maranhão registrou, em setembro deste ano, 19 mil tentativas de fraude, evitadas graças às tecnologias antigolpes da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. A região teve, ao todo, mais de 152 mil ocorrências, com Sergipe registrando a menor quantidade (8.229)Confira o detalhamento por Unidades Federativas (UF) no gráfico abaixo:

Em todo o Brasil, 1.035.787 ocorrências foram evitadas em setembro, de acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, crescimento de 20,8% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os números também revelam que houve uma tentativa de fraude a cada 2,5 segundos no país. No gráfico abaixo, confira os dados dos últimos 12 meses:

O Índice também traz a visão dos comportamentos suspeitos identificados nos golpes evitados: em 54,3% das ocorrências foram identificadas “inconsistências relacionadas aos dados cadastrais”, em 33,9% dos casos, “padrões fraudulentos ligados à autenticidade de documentos e validação biométrica” e em 11,8% “comportamentos suspeitos em dispositivos”, como associações anteriores com fraudes, entre outros.

“Em tempos em que as informações pessoais são tão valiosas, e servem de insumo para efetuar distintos tipos de fraudes, é essencial investir na proteção das identidades digitais dos consumidores. Os brasileiros devem estar vigilantes diariamente, evitando preencher formulários em sites desconhecidos, não clicar em links suspeitos em e-mails e mensagens de texto, e nunca emprestar suas contas e documentos a terceiros. Para as empresas, o compromisso é aumentar as camadas de proteção nas etapas mais críticas das jornadas digitais e minimizar atrito na experiência dos seus clientes,” considera o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Bancos e cartões na mira dos criminosos

A maior parte das fraudes identificadas pelas camadas de tecnologia da Serasa Experian foram direcionadas para o setor de “Bancos e Cartões” (53,4%). E os consumidores mais visados pelos criminosos são aqueles com idade de 36 a 50 anos (33,2%).

Veja o detalhamento por segmentos no gráfico abaixo e, em seguida, a tabela com a visão por faixa etária:

Foco dos criminosos nos centros comerciais

Segundo Rocha, o Indicador de setembro revelou que as regiões mais populosas concentram as tentativas de fraude pelo potencial de ganho financeiro que os criminosos têm. Isso explica o porquê os estados do Sul e Sudeste liderarem o ranking de Unidades Federativas (UFs) com mais ocorrências evitadas.

Além disso, também é possível checar a variação anual dos dados, que indica Mato Grosso com o maior crescimento nas diligências em comparação como mesmo mês de 2023 (24,3%) e o Amazonas com a menor (17,3%). Confira o levantamento completo no gráfico abaixo: 

Evite fraudes

Veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger.

Consumidores: 
  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas: 
  • Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.
  • Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
  • Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
  • Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente

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