BALANÇA

São Luís é uma das capitais com maior desigualdade salarial por gênero, segundo relatório

Entre as capitais da região Nordeste, a do Maranhão aparece na 5ª posição na relação de desigualdade salarial entre homens e mulheres

Reprodução

São Luís é uma de sete capitais brasileiras com as maiores desigualdades salariais entre homens e mulheres. O dado consta no consta no relatório Eleições 2024: Grandes desafios das capitais brasileiras, produzido pelo Instituto Cidades Sustentáveis.

Na capital maranhense, as mulheres ganham em média 28,14% a menos que os homens. Ou seja, para cada R$ 100 recebidos pelos homens, as mulheres ganham R$ 71.86.

Os dados referentes aos salários usados no relatório são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do segundo trimestre desse ano.

Também segundo o relatório, essa desigualdade salarial não é recente e que está maior do que nos últimos anos: em 2016, a diferença em São Luís era de 21,19%. Chegou a 27,52% em 2020 e, em 2024, atingiu a marca de 28,14%.

Nordeste

Entre as capitais da região Nordeste, São Luís ocupa a quinta posição na relação de desigualdade salarial entre homens e mulheres.

A capital maranhense está à frente apenas de Fortaleza, onde as mulheres recebem 28,48% a menos que os homens; João Pessoa, com uma diferença de 28,89%; Recife, com 29,30%; e Teresina, com a maior porcentagem do Nordeste e do país, 34,17%.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias