Lula anuncia criação do Ministério da Pequena e Média Empresa
Na transmissão, Lula disse que apesar de muitos brasileiros buscarem emprego com carteira assinada, outra parcela da população quer empreender.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (29), que vai criar o Ministério da Pequena e Média Empresa. Em sua transmissão semanal, o presidente justificou a necessidade de um ministério para tratar de políticas públicas para os pequenos empreendedores.
“Eu estou propondo a criação do Ministério da Pequenas e Médio Empresas, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais, para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, disse o presidente.
Na transmissão, Lula disse que apesar de muitos brasileiros buscarem emprego com carteira assinada, outra parcela da população quer empreender.
“Eu quero valorizar muito os empreendedores individuais, quero valorizar muito as cooperativas e quero valorizar muito a pequena e média empresa porque ela gera 60% ou 70% do emprego deste país”, disse o presidente.
O anúncio do novo ministério acontece em meio a discussões sobre uma possível reforma ministerial. O governo está negociando com partidos do “centrão” o comando de alguns ministérios em troca de apoio político no Congresso. Se oficializada, a pasta das pequenas e médias empresas será a 38ª do governo.
Há expectativa de que o governo anuncie ainda nesta semana as mudanças na Esplanada dos Ministérios para acomodar representantes do PP e do Republicanos. Falta definir quais pastas serão ocupadas pelos futuros ministros André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).