VENDA

Postos são fiscalizados em São Luís após redução de preços de combustíveis

O Procon/MA realizou as visitas aos postos de combustíveis para garantir o repasse imediato da redução de preços.

Até as 17h desta terça-feira (23), foram contabilizados 1.059 relatos, de todos os estados e do Distrito Federal. (Foto: Reprodução)

Em São Luís, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) intensificou a fiscalização a postos de combustíveis no Estado, nessa quarta-feira (17). A ação visa averiguar a prática de preços em estabelecimentos após redução anunciada nessa terça-feira (16), pela Petrobras.

“É comum o repasse imediato ao consumidor de aumentos nos preços de combustíveis logo que são anunciados pela Petrobras, mas não se observa o mesmo quando se fala da redução e, por isso, essa nossa ação visa garantir que o preço menor passado às distribuidoras, também chegue de forma rápida ao consumidor, assegurando ainda aspectos como a qualidade dos combustíveis, quantidade distribuída nas bombas, entre outros direitos de quem consome”, explicou a presidente do Procon, Karen Barros. 

A redução anunciada pela Petrobras é válida para o valor repassado às distribuidoras e incide sobre a gasolina, que teve diminuição de 12,6%, diesel (12,8%) e gás de cozinha (21,3%). O esperado é a redução proporcional do valor nas bombas.

“Nosso mercado é livre, sabemos que existem custos de operação, que variam em cada estado, município, mas considerando que são itens essenciais e que o consumidor é vulnerável na relação de consumo o nosso dever é garantir que essa redução chegue também às bombas e beneficie a todos”, comentou Karen.

No primeiro dia da ação, 17 postos foram notificados e tiveram que apresentar notas de compra e venda dos combustíveis. Durante os próximos dias, a ação irá se estender por todo o estado.

Consumidores que encontrarem irregularidades ou não observarem redução nos preços podem colaborar com as equipes de fiscalização do órgão denunciando por meio do site procon.ma.gov.br ou aplicativo Viva Procon.

* Com informações do Governo do Maranhão

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Envie sua denúnciavídeofoto ou sugestão:

Whatsapp da Redação: (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias