Carnaval deve aquecer comércio do Maranhão em 25%
Fecomércio aponta que sem as medidas restritivas impostas pela pandemia, a expectativa é de que o Maranhão siga a tendência nacional de faturamento.
Ocomércio está otimista para as vendas neste período. Com a volta das festas momescas, dois anos depois da pandemia, vendedores afirmam que o consumidor está buscando mais roupas e acessórios para curtir blocos, bailes e festas.
“Nem que seja uma tiara ou um chapéu, mas a pessoa quer sair enfeitada, então acho que está sendo um bom período e até o carnaval creio que vai ter mais venda”, disse Cláudia Ferreira, funcionária de uma loja de variedades na Rua Grande (Centro).
De acordo com Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, com o fim das medidas restritivas impostas pela pandemia, a expectativa é de que o carnaval traga oportunidades para vender mais em 2023.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Maurício Feijó destaca a expectativa de faturamento para este período.
“A Confederação Nacional do Comércio (CNC) projeta um carnaval muito forte para o Brasil. Depois de 2 anos, é a primeira vez que temos uma festa sem medidas restritivas, com o comércio funcionando a todo vapor. A expectativa é que o Maranhão siga a tendência nacional melhore pouco mais de 25% no faturamento, em comparação a 2022. Ainda é um patamar inferior ao que vimos em 2020, mas nos contenta saber que a economia vai se recuperando e apresentando números sólidos de geração de emprego e renda”, destaca o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó. Os dados da Confederação apontam que os setores aquecidos pelas vendas do carnaval incluem roupas, decoração, acessórios, além de maquiagens.
Comércio não funciona segunda e terça-feira de carnaval
E quem não quiser ficar sem o look do carnaval não pode deixar para comprar na última hora. Segundo a Fecomércio-MA, o comércio lojista da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) tem autorização para funcionar no sábado (18) e domingo (19) de carnaval em horário normal, conforme Convenção Coletiva de Trabalho 2023.
Porém nos dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira) as lojas estarão fechadas. Comércio reabre novamente na Quarta-feira de Cinzas (22), a partir das 13h.
“A Fecomércio-MA esclarece que regras acima não se aplicam aos supermercados e farmácias, cujas atividades são consideradas essenciais, podendo funcionar em horário livre durante este período. Aos segmentos não compreendidos pela base sindical da Federação do Comércio, a orientação é que busquem informações junto ao sindicato patronal da categoria para quaisquer deliberações sobre o exercício de suas atividades durante o carnaval”, informou a instituição.
Acompanhe e siga nossas redes sociais:
Instagram, Twitter e Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúncia, vídeos, fotos e sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641