CUIDADOS

Veja dicas de como evitar o desperdício de energia durante as férias

Equatorial Maranhão reuniu algumas dicas orientadas por profissionais que fazem a diferença quando o assunto é economizar energia.

Dica: Na iluminação da casa, dê preferência às lâmpadas de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes. Evite deixá-las ligadas durante o dia. (Foto: Divugação)

O mês de janeiro é o mês das férias escolares, tempo de diversão e descanso.

Entretanto, esse período pode gerar alguns gastos indesejados, como por exemplo, o aumento no valor da conta de energia, pois nessa época as pessoas costumam passar mais tempo em casa, e consequentemente consumindo mais energia elétrica.

Essa rotina atípica faz com que a casa esteja conectada a mais aparelhos eletrônicos, por isso, é importante ter hábitos conscientes durante esse mês.

Com uma quantidade de pessoas em casa maior que o normal, é comum que o uso de televisores, chuveiros elétricos, ventiladores, luzes e outros equipamentos sejam consumidos em excesso.

Além disso, durante as férias as crianças ficam muito mais tempo nos computadores, videogames e celulares, por isso cabe aos adultos responsáveis estabelecer horários para uso e orientar para diminuir o desperdício de energia.

Desse modo, para te ajudar a consumir energia elétrica de forma consciente e com menores gastos, a Equatorial Maranhão reuniu algumas dicas orientadas por profissionais que fazem a diferença quando o assunto é economizar energia.

• Ao sair de viagem, desconecte da tomada os equipamentos que não são de uso contínuo. Além de evitar o desperdício, essa ação ainda previne possíveis acidentes elétricos;

• Ainda no clima de viagem, durante o período de casa vazia mantenha o funcionamento da geladeira no modo de intensidade mínima;

• O uso excessivo do ar condicionado, ventiladores, mais eletroeletrônicos conectados, significam consumo extra de energia elétrica no período de férias, é importante dar uma atenção especial, além de ficar de olho na capacidade da instalação para que não haja sobrecargas;

• Não deixe os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho;

• Evite abrir e fechar a geladeira muitas vezes e não guarde alimentos quentes em seu interior.

Uma dica é deixar um litro de água com gelo fora da geladeira para a criançada. Além disso, é importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia;

• Evite utilizar chuveiro elétrico, pois é um dos equipamentos que mais consome energia. Mas, se você não abre mão, é importante evitar banhos longos e deixar sempre no modo “verão”, que consome menos energia;

• É importante deixar os filtros do ar-condicionado sempre bem limpos, além de utilizar o temporizador para programar o desligamento automático, e não deixar a temperatura muito baixa, assim você evita muito esforço do equipamento. O ideal é manter em 23º ou 24º;

• Na iluminação da casa, dê preferência às lâmpadas de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes. Evite deixá-las ligadas durante o dia.

A Gerente de Relacionamento com Clientes, Francila Soares, alerta e ressalta que essas simples medidas devem ser aproveitadas durante o ano todo para gerar economia, evitando grandes mudanças na conta de energia e nas despesas da casa.

“A Equatorial Maranhão reforça que é importante manter os cuidados, praticar hábitos de consumo consciente e ficar sempre de olho para não haver desperdício de energia elétrica, assim é possível aproveitar as férias com muito lazer, sem preocupação e sem gastos desnecessários”, pontuou Francila.

Dica: Na iluminação da casa, dê preferência às lâmpadas de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes. Evite deixá-las ligadas durante o dia. (Foto: Divugação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias