NOVOS VALORES

Energia do Maranhão tem reajuste de 1,69%

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o aumento e os novos valores começam a valer a partir do dia 28 de agosto, próximo sábado

Foto: reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem, terça-feira (24), novas tarifas para a Equatorial Maranhão Distribuidora de Energia S/A (antiga CEMAR) – concessionária que atua no estado e atende a cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 217 municípios maranhenses.

Os novos valores começam a valer a partir do dia 28 de agosto, próximo sábado.

Trata-se do resultado da Revisão Tarifária Periódica da empresa – processo que foi tema da Consulta Pública nº. 029/2021 e contou com uma sessão virtual, em 18 de junho, para discutir o assunto com a sociedade interessada.

Custos com encargos setoriais e aquisição de energia foram os fatores que mais impactaram para o resultado.

Redução do efeito tarifário

A diretora-relatora do processo, Elisa Bastos Silva, revelou que “foram utilizadas medidas de redução do efeito tarifário, com destaque para a Conta-covid, a reversão das receitas associadas às Resoluções 414 e 885, bem como a própria antecipação dos créditos de PIS/Cofins”.

Os limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – DEC e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – FEC da distribuidora para o período de 2022 a 2026 também foram revisados no processo.

Foram utilizadas medidas de redução do efeito tarifário, com destaque para a Conta-covid, a reversão das receitas associadas às Resoluções 414 e 885

Mais informações sobre processos tarifários podem ser encontradas no link entendendo a tarifa, e no aplicativo ANEEL Consumidor – disponível para dispositivos móveis Android ou IOS.

Reajuste é bem menor no Maranhão

O novo reajuste no Maranhão ficou abaixo da média nacional. Para se ter uma ideia, no início do mês de agosto deste ano, a Aneel aprovou o reajuste tarifário anual da concessionária Equatorial Pará, empresa do mesmo grupo da concessionária maranhense. Para consumidores em residências, o reajuste é de 8,02%.

O índice entrou em vigor desde do dia 7 de agosto para 2,77 milhões de unidades consumidoras. Segundo a Aneel, o reajuste foi impactado pelos custos com distribuição e encargos setoriais. 

No Maranhão, o reajuste foi de 1,69%, bem abaixo dos 8,02% praticado no Pará.

A Equatorial dá dicas para economia de energia:

  • Geladeira – Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia.
  • Ar condicionado – Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar.
  • Iluminação da casa – Evite ligar as lâmpadas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.
  • Televisão – Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente.
  • Ferro elétrico – A dica é acumular uma grande quantidade para passar de uma vez só e utilizar o equipamento com a temperatura indicada para cada tipo de tecido.
  • Lavadora de roupas – Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias