Dia das Mães

Mães empreendedoras se dividem entre negócios e família

Para vencer as dificuldades de empreender durante a pandemia, Janaine Letícia Leal apostou no planejamento da rotina diária.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Um estudo da Rede Mulher Empreendedora, intitulado “Empreendedorismo no Brasil 2019: um recorte de gênero nos negócios”, revela que, no Brasil, pelo menos 53% das mulheres que empreendem são mães. Para 38% delas, o negócio (formal ou informal), é a principal fonte de renda da família.

Os dados ilustram uma realidade presente em muitos lares: tendo que conciliar os cuidados com filhos e famílias, elas têm menos tempo para o negócio e para si mesmas. De uma jornada normal de oito horas de trabalho diário, as empreendedoras que são mães precisam agregar pelo menos 24% de tempo a mais para atividades ligadas à família em detrimento do negócio. E essa situação se tornou mais marcante ainda durante a pandemia.

Para gestoras de negócios, como Janaine Letícia Leal (de São Luís), superação é palavra de ordem no dia a dia. Ao lidar, durante a pandemia, com as atividades de educação dos filhos e o trabalho no segmento de material de construção onde atua há 20 anos, ela buscou apoio na família para seguir adiante. “No início da pandemia foi muito difícil. Às vezes, eu chorava e até fiquei um pouco abalada pelos meus filhos serem pequenos. Porém, aos poucos, consegui, com o apoio do meu esposo e de familiares, ter um resultado positivo”, diz, emocionada.

Para vencer as dificuldades, Janaine Letícia apostou no planejamento da rotina diária. “No final do dia, verifico os resultados e oportunidades a serem trabalhadas, compreendendo que preciso viver um dia de cada vez”, explica.

E acrescenta que o aprendizado obtido no Sebrae com o projeto Delas Sebrae Mulher de Negócios foi decisivo para que ela e os familiares pudessem conduzir a gestão do negócio. “As dificuldades aparecem, porém, vamos seguindo. Para o Dia das Mães, mudamos as estratégias de marketing, melhoramos a organização da loja e apostamos em um atendimento mais humanizado e nas promoções para os nossos clientes”, conta.

No final do dia, verifico os resultados e oportunidades a serem trabalhadas, compreendendo que preciso viver um dia de cada vez

Maioria são MEI’s

Do contingente total de mães empreendedoras, prospectadas pelo estudo da Rede Mulher Empreendedora, 58% trabalham em casa, comandando negócios formais ou informais – a maioria na área de serviços (54%). Destes, quando formais, grande parte é MEI’s, sendo 61% dos negócios com idade de até três anos. Além disso, 50% desses empreendimentos faturam até R$ 2500 reais e, em 60% deles, a dona é a única funcionária. Nos 11% que contam com até um funcionário, as mulheres, quando contratam, preferem o gênero feminino.

O estudo mostra também que 49% desses negócios são abertos sem planejamento. Quanto à gestão financeira, apenas 28% das empresárias se sentem seguras com seus empreendimentos; um terço delas tem conta do tipo Pessoa Jurídica e 41% misturam o dinheiro do negócio com outros rendimentos familiares. Quando existentes, 55% administram o negócio com a ajuda de uma planilha e 29% recorrem ao caderno como instrumento de controle da gestão.

Para a ampla maioria, que empreende por necessidade, 40% iniciaram sem capital de giro e 63% nunca consideraram a tomada de crédito ou qualquer modalidade de empréstimo e quando buscam recorrem aos familiares e amigos;  67% delas, quando acessam o crédito, utilizam para despesas não planejadas ou como capital de giro.

Para essas empreendedoras (78% delas), gerenciar o negócio e conciliar com a família é o grande desafio. É o que acontece com a contadora Patrícia Cristina Sales, da Consultare Treinamento, que se divide entre a gerência do negócio e o acompanhamento ao filho, de 13 anos. “Conversar e acompanhar de perto as atividades diárias do meu filho Eduardo, de 13 anos, tem sido fundamental para a família”, disse ela.

Mães e a motivação para empreender

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