RIQUEZA NATURAL

Eneva anuncia a comercialidade do décimo campo de gás na Bacia do Parnaíba

Segundo a empresa, o campo tem potencial para ser o segundo maior da região

Foto: Divulgação

Na última semana, a empresa líder na geração de energia e produção e exploração de gás natural no Brasil, a companhia Eneva, anunciou a nova descoberta de um campo de gás com grande potencial de comércio, na Bacia do Parnaíba, na divisa com o Piauí.

Leia também: Após novo aumento, veja como fica o preço do combustível em postos de São Luís

A estimativa inicial da empresa é gerar um volume médio de 6,78 bilhões de metros cúbicos de gás natural. O Bloco PN-T-102A é o décimo campo a ser declarado comercial na região, desde o início das atividades da companhia na Bacia do Parnaíba, em 2009.

Segundo a empresa, a declaração de comercialidade da acumulação já foi informada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Agora, a Eneva tem até 180 dias para apresentar o Plano de Desenvolvimento do campo para a ANP. A companhia já solicitou também aval para nomear a acumulação de gás como “Campo de Gavião Belo”.

Investimentos no Maranhão

Em 2019, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), assinou um Termo de Cooperação com a Eneva para ampliar a produção de gás natural no Maranhão, a partir da cidade de Bacabal. No ano passado, a Eneva também foi a responsável por iniciar a fase de montagem mecânica da usina Parnaíba V, no Complexo Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes.

A secretaria e a empresa atuam conjuntamente desde 2015 para ampliar a produção de gás natural no Maranhão, visando garantir o uso do gás para indústrias e veículos, em especial transporte de passageiros.

De acordo com a Seinc, a colaboração com a companhia acontece desde 2015 e tem como objetivo trazer investimentos para o Estado a fim de gerar renda e novos postos de trabalho no Maranhão.

Sobre a Eneva

A Eneva é a única empresa privada de geração de energia integrada do Brasil, atuando em atividades de exploração e produção (E&P), com acesso ao gás onshore. A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 10 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), possuindo nessas regiões uma área total sob concessão superior a 60 mil km².

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias