Desemprego sobe no Brasil e atinge 14 milhões de brasileiros
Quando o fator estudado é o da cor ou da raça, o desemprego é maior entre aqueles que se declaram pretos ou pardos. Desocupação entre jovens também é elevada
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que o desemprego cresceu no país e vem se elevando desde maio.
A última pesquisa relata que o desemprego atingiu o patamar de 14,2%, em novembro, enquanto em outubro ele era de 13,8 %. Isso corresponde a 14 milhões de desempregados.
Mais desemprego entre mulheres e negros
Outro dado preocupante é que, também de acordo com o IBGE, a taxa de desemprego entre mulheres atingiu a marca de 17,2%, enquanto entre os homens ela está em 11,9%.
Quando o fator estudado é o da cor ou da raça, o desemprego é maior entre aqueles que se declaram pretos ou pardos, atingindo 16,5%. Para pessoas brancas, o número ficou 11,5%, se mantendo inalterada pelo quarto mês consecutivo.
Jovens representam maiores índices de desocupação
Quando a variante se trata da idade, os mais jovens são os que apresentam as maiores taxas de desocupação, correspondendo 24,2% entre os jovens de 14 a 29 anos de idade.
Analisando o nível de escolaridade, os jovens com nível superior completo pós-graduação tiveram as menores taxas, com 6,7%.