ENSINO SUPERIOR

Saiba como conseguir bolsa de estudo para pessoas com deficiência

Existem vários tipos de bolsas de estudo. De modo geral, o objetivo é aumentar a possibilidade de um ensino superior

Reprodução

Ingressar na universidade e completar um curso superior, conquistar a independência financeira com qualidade de vida, construir uma boa carreira são as metas mais comuns entre a maioria dos jovens do Brasil. No entanto, realizar esses sonhos é que se torna a grande questão.

Isso, porque as dificuldades no caminho não são poucas e exigem capacidade de superação e foco. Imagine então, possuindo algum tipo de limitação física? Como conseguir bolsa de estudos para pessoas com deficiência física?

Infelizmente, ainda hoje, a grande maioria das universidades — e até mesmo espaços públicos em geral — não está preparada para receber pessoas com deficiência e, por esse motivo, muitos estudantes acabam desistindo do curso que escolheram seguir.

Ainda bem que já existem instituições de ensino que reservam vagas para pessoas com deficiência. Veja a lista que separamos com os principais programas e universidades que oferecem bolsas de estudos de inclusão e o que você deve fazer para conseguir a sua.

Os diferentes tipos de bolsas de estudo
Existem vários tipos de bolsas de estudo. De modo geral, o objetivo é aumentar a possibilidade de um ensino superior para quem possui dificuldades físicas ou sociais de alcançá-lo.

Isso pode ser feito com abatimentos totais ou parciais nas taxas e mensalidades (nas instituições privadas) ou ainda com ajudas extras de custo.

As bolsas remuneradas podem ajudar o beneficiado a cobrir os custos básico de estudo, como alimentação e materiais escolares, ou serem ainda mais completas e permitirem que o aluno se dedique integralmente à educação, sem precisar trabalhar. Isso tudo, para que o aluno tenha a estrutura necessária para prosseguir no curso superior.

Mesmo que algumas instituições não disponibilizem bolsas, elas podem oferecer algum tipo de auxílio de permanência, destinado para todos que não tenham condições de arcar com as despesas básicas mensais.

O que fazer para conseguir o benefício
É importante estar sempre atento aos portais das instituições para conferir os editais de inscrições à disposição dos alunos. Neles, estarão disponíveis os documentos necessários para a inscrição e os prazos que devem ser seguidos.

As regras sobre como conseguir uma bolsa de estudos variam muito de instituição para instituição. Por isso, o ideal é pesquisar bem e confirmar as informações com a direção da universidade de sua preferência.

Para as bolsas direcionadas aos estudantes com algum tipo de deficiência, o aluno precisa preencher uma ficha de inscrição e informar sobre o tempo disponível para se dedicar à atividade. A partir disso, terá que aguardar a análise da instituição que define se ele estará apto ou não para a vaga da bolsa.

Programa Incluir
É um dos programas idealizados pelo MEC que vem possibilitando a criação de núcleos de acessibilidade nas instituições federais de ensino superior. Todas as instituições que participam do programa devem buscar por ações que tenham o objetivo de corrigir as dificuldades de estruturação física, comunicação e até mesmo pedagógica. Lembrando que as instituições interessadas em aderir ao programa precisam atender as exigências do ministério para que possam receber o apoio financeiro desejado.

Mais informações sobre o programa podem ser solicitadas pelo e-mail: incluir@mec.gov.br.

Documentação necessária
Geralmente, as fichas de inscrição das instituições requerem dados básicos como documento de identidade, cpf, comprovante de endereço e renda. Caso o aluno seja selecionado pela primeira fase, os setores especializados entram contato e fazem novas as solicitações de documentos mais específicos, como laudos e perícias médicas.

Vale ressaltar que as bolsas podem ou não ser renovadas a cada ano e essas informações também devem ser verificadas para evitar transtornos.

As universidades precisam ser acessíveis para pessoas com deficiência
Independente de oferecerem bolsas de estudos ou não, todas as instituições de ensino Públicas ou privadas devem estar preparadas para receberem pessoas com deficiência.

Para isso, elas devem estar adaptadas e possuírem facilitadores de acessibilidade essenciais, como rampas, banheiros adequados, mesas adaptadas, entre outros. Afinal, pessoas com deficiência possuem os mesmos direitos que qualquer outro estudante tem e merecem serem tratadas sem diferenciações.

Infelizmente, na maioria das vezes muitos dos alunos com deficiência acabam por não cobrar e exigir os seus direitos. Isso pode acontecer por que alguns estudantes não têm conhecimento aprofundado sobre as leis de acessibilidade — e, com isso, perdem a chance de conquistarem o que merecem — ou até mesmo porque muitos estão cansados de lidar com a burocracia diariamente e acabam desacreditando nas instituições ou preferindo evitar um pouco o desgaste.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias