Receita Federal inaugura no Maranhão serviço de atendimento ao CPF por aplicativo
Objetivo do serviço é ampliar a comodidade ao contribuinte
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Reprodução
Nesta segunda-feira (20), a Receita Federal iniciou, nos estados da 3ª Região Fiscal (Maranhão, Piauí e Ceará), o atendimento virtual ao cidadão por meio do aplicativo de mensagens Telegram.
Para utilizar o serviço, o usuário deve fazer o download do aplicativo ou acessar a versão web do canal. Em seguida, é só adicionar o canal ReceitaFederalOficial. Poderão ser realizados atendimentos para os serviços:
- Atualização ou alteração de dados do CPF;
- Regularização do CPF;
- Segunda via do CPF;
- Informação do número do CPF;
- Consulta à situação cadastral;
- Consulta ausência de declaração de imposto de renda de pessoa física (exercício omisso).
De acordo com a Receita, o objetivo é ampliar a comodidade ao contribuinte, trazendo maior agilidade e diminuindo o tempo de resposta e resolubilidade de problemas em relação ao CPF.
Essa medida reforça a importância de evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência ou centro de atendimento da Receita Federal, protegendo a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.