Shoppings e lojas de rua se preparam para reabertura na segunda; saiba o que funciona
Uso de máscaras será obrigatório e lojas devem permitir entrada de pessoas até 30% da capacidade.
Após a divulgação da portaria nº 0398, de 10 de junho de 2020, as lojas de rua e shoppings da capital se preparam para a reabertura do comércio, que ocorrerá na segunda-feira (15).
Apesar do retorno, medidas de combate à pandemia do novo coronavírus deverão ser tomadas e o setor deverá seguir uma série de regras sanitárias. Uma delas é a limitação da quantidade de clientes. Além do uso obrigatório de máscara, só é permitida a entrada de pessoas até 30% da capacidade de cada loja, com uma distância mínima de 2 metros entre cada uma.
Leia também: Confira as medidas que os lojistas devem tomar no retorno das atividades econômicas.
Veja o que funciona nos shoppings:
- Lojas
- Quiosques
- Clínicas
- Supermercados
Não funcionam
- Praças de alimentação
- Cinemas
- Áreas infantis
Os bares e restaurantes continuam funcionando para entregas a domicílio ou retirada, mas o consumo local também ainda não está liberado.
Medidas de higiene
Regras rígidas de higienização deverão ser tomadas, principalmente em lojas de vestuário e calçado. O uso de máscaras é obrigatório e os estabelecimentos devem oferecer álcool gel 70%, além de pontos estratégicos para lavagem das mãos.
O descumprimento das medidas decretadas caracteriza a prática de infrações administrativas, cabendo apuração e a aplicação das sanções previstas, na forma da Lei e do Decreto n.º 35.831, de 20 de maio de 2020.