FGTS: saque-aniversário para nascidos em janeiro termina hoje
Diferentemente do saque imediato, o saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS anualmente.
Termina nesta sexta-feira (31), o prazo para trabalhadores nascidos no mês de janeiro aderirem ao saque-aniversário. A opção é uma nova modalidade de acesso aos valores disponíveis no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O pagamento para os nascidos em janeiro será liberado entre os meses de abril e junho de 2020.
Para quem nasceu em fevereiro também irá receber entre abril e junho, no entanto, o prazo que o trabalhador possa aderir ao saque-aniversário acaba no fim do próximo mês.
Aqueles que aderirem à opção de saque-aniversário após o prazo estabelecido deverão esperar até o próximo ano para receber o pagamento.
Confira o calendário:
A partir do ano que vem, os valores serão liberados no mês de aniversário do trabalhador.
Para ter direito ao saque-aniversário, é necessário optar por essa modalidade. O trabalhador que fizer a opção poderá sacar um percentual do saldo do FGTS acrescido de uma parcela adicional, anualmente.
Saque-aniversário
O trabalhador que fizer a adesão à modalidade de saque anual deixa de ter direito ao saque da multa de 40% no caso de rescisão sem justa causa.
Contudo, o governo defende que essa mudança poderá criar um novo mercado de recebíveis e crédito consignado com juros mais baixos para o trabalhador do setor privado, que mudar para o novo modelo de FGTS.
Ao aderir à opção, não é mais garantido ao trabalhador o saque total da conta em casos de demissão. Em contrapartida, ele tem direito a todas as demais modalidades de saque, incluindo o saque da multa rescisória.