2 de fevereiro

Religiosos pedem apoio para Praça de Iemanjá na Praia do Olho D’água

A iniciativa foi do Terreiro Nossa Senhora da Vitória (Cajupe-São Raimundo), comandado por Mãe Nonata da Oxum, que há dois dias promoveu uma verdadeira restauração do monumento da divindade, que estava danificado.

Reprodução

Com mais de 30 anos, a Praça de Iemanjá, que fica na Praia do Olho d’Água, ganhou cara nova. A iniciativa foi do Terreiro Nossa Senhora da Vitória (Cajupe-São Raimundo), comandado por Mãe Nonata da Oxum, que há dois dias promoveu uma verdadeira restauração do monumento da divindade, que estava danificado.

Segundo o babalorixá Paulo de Aruanda, o monumento estava completamente submerso na areia. Foi então que no ano passado as pessoas do terreiro se reuniram e  desenterram, a colocaram de volta no bolo em que ela ficava e desde então, de 2 em 2 meses é feito uma manutenção.

“Nós desenterramos, cavamos quase 2m de profundidade de areia, a colocamos de volta no lugar. Ontem (quinta-feira), nós restauramos a imagem, limpamos a área e fizemos tudo isso para que as autoridades vejam e incluam a praça no projeto oficial da obra de prolongamento da Avenida Litorânea”, disse Paulo de Aruanda.

De acordo com ele, a praça é uma referência no Olho d’Água e para os povos de religião de matriz africana, portanto, não deve ser ignorada. “De acordo com o projeto a avenida passa bem em cima do local. Ela não pode ser destruída, pode até ser deslocada, mas  gostaríamos que ela permanecesse no Olho d’Água”, pede o babalorixá. Por isso, eles estão participando de uma série de reuniões com autoridades.

De acordo com Paulo, na outra semana haverá uma nova reunião para que o projeto seja observado. “A praça tem mais de 30 anos e tem sido abandonada pelos governos e também pela população afro brasileira, vamos fazer um mea culpa. A gente vai lá faz a louvação, mas não lembra que precisa manter esse espaço como um espaço de todos”, opina.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias