NÃO AO PRECONCEITO

Dia da Consciência Negra será feriado pela primeira vez no Maranhão

Data que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares será feriado no Maranhão pela primeira vez.

Reprodução

No Maranhão aproximadamente 80% da população é negra, e a partir de 2018 o Dia da Consciência Negra passa a ser feriado em todo Estado.

Quando?

O Dia da Consciência Negra é comemorado na data de 20 de novembro por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares e foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Zumbi foi morto no ano de 1695 e até hoje é lembrado como líder da resistência contra a escravidão no Brasil, que só foi abolida no dia 13 de maio de 1888.

Por que Palmares?

O Palmares no nome de Zumbi tem referência ao local onde formou seu quilombo,  que era auto-sustentável e servia de local de fuga para muitos escravos negros que escapavam das fazendas, prisões e senzalas. O quilombo chegou a alcançar quase o tamanho de Portugal, ficava no interior da antiga Bahia, hoje estado do Alagoas e a ter mais de 30 mil habitantes.

O que mais é feito pelos afrodescendentes?

Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.

Por que foi criada essa data?

Essa data foi criada para homenagear os afrodescendentes e conscientizar quanto ao racismo e o preconceito. Até hoje os negros sofrem preconceito racial, mesmo depois da abolição da escravatura e da criação de leis contra o racismo.
E ainda com a criação de leis de proteção contra o preconceito racial, visando dar mais humanismo e oportunidades aos afro-descendentes incorporados à nossa sociedade por meio da escravidão, ainda tem muito a ser feito. O racismo, assim como outros males, está impregnado nessa nossa “Cultura”.

Por que não é no Dia da Abolição da Escravatura?

Essa data foi escolhida para lembrar que os próprios negros lutaram pela sua liberdade e sempre resistiram contra a situação que viviam na época. Pois em todo período colonial e imperial os negros jamais aceitaram a condição de escravos e sempre lutaram a favor da abolição, conseguida em 13 de maio de 1888 com a assinatura da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias